OCB/RJ promove encontro sobre igualdade de gênero

Publicado em: 02 outubro - 2018

Leia todas


O Sistema OCB/RJ promove no dia 9 de outubro, em seu auditório, o encontro “Mulheres, vamos falar de nós?”. Coordenado pelo Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita, o intuito é fazer com que as mulheres falem da sua importância para a sociedade e iniciem a construção de políticas e diretrizes que contribuam para elaboração de projetos relativos ao tema.

A abertura contará com a presença de Vinicius Mesquita, presidente do Sistema OCB/RJ, que desde já ressalta o valor de um grupo que defenda a igualdade de gênero: “O cooperativismo trabalha para promover equidade e oportunidade para todos. E neste sentido, nosso comitê de gênero vai trabalhar de maneira intensa para discutir ideias e transformá-las em ações sociais que efetivamente tragam conhecimento e resultados que promovam a isonomia de direitos entre homens e mulheres”.

Para Rosa dos Santos, presidente do Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita e da Cooperativa Coopidade, o encontro acontece em um momento importante acerca dos debates sobre a questão do gênero. “Estamos motivados e entendemos que as pessoas estão mais abertas a escutar. Precisamos ouvir mulheres e homens, formar ideias e transformá-las em ações. Assim, construiremos projetos que possam ter resultados úteis atendendo às demandas sociais, profissionais e legais”, disse Rosa, que ministrará a palestra “Saúde Física e Mental da Mulher”.

Também estarão no evento Margareth Garcia da Cunha, coordenadora nacional do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho, que fará uma palestra sobre igualdade de gênero; e Myrian Lund, consultora de finanças e mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, que abordará “A Importância do Papel da Mulher na Renda Familiar”.

Na programação ainda constam palestras e debates sobre Educação, Inclusão do Homem nas atividades domésticas e da família e leis que protegem a mulher, que serão apresentados por Solange Barbalho, instrutora do Sescoop-RJ, Luiz Carlos Costa, assessor parlamentar da OCB/RJ e pela advogada Adriana Amaral, respectivamente.

Atuação do Comitê

Além da presidente Rosa dos Santos, compõem o Comitê de Gênero Dona Terezita: Márcia Fraga (Comunicoop), Solange Barbalho (Prompter) e Adriana Amaral (Comunicoop). O grupo já detectou que o cooperativismo fluminense carece de ações mais representativas do setor de gênero, de forma a agregar mais participantes, possibilitando o amplo debate de questões relativas às mulheres e aos representantes da diversidade sexual da sociedade.

E ao final da gestão, Rosa espera que o cooperativismo esteja mais forte para continuar debatendo sobre o tema. “Espero que, com respeito e valorização, o tema seja trabalhado de forma contínua, pois sempre foi de muita importância para a sociedade e o cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro”, comenta.

Serviços

Encontro: “Mulheres, vamos falar de nós?”

Data: 9 de outubro | Horário: 9h às 18h

Local: Auditório do Sistema OCB/RJ – R. da Quitanda, 56 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Programação:
9h – Boas-vindas
9h30 – Abertura
9h45 – Acolhimento com dinâmica “Quebra-Gelo”
10h – Painel com tema Livre – Margareth Cunha
10h30 – Palestra “A importância do papel da mulher na renda familiar” – Myrian Lund
11h – Debate
11h30 – Palestra “Mudança de comportamento na educação” – Solange Barbalho;
12h – Debate
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Palestra “Inclusão do homem nas atividades domésticas e na família” – Luis Carlos Costa
14h30 – Debate
15h – Palestra “Leis que protegem a mulher” – Adriana Amaral
15h30 – Debate
16h – Coffee break
16h30 – Palestra “Saúde física e mental da mulher” – Rosa Santos
17h – Debate
17h30 – Encerramento



Publicidade