Presidente do Sistema Ocepar assume coordenação do G7

Publicado em: 27 junho - 2018

Leia todas


Apresentação da nova coordenação do G7 aconteceu na sede do Senac, em Curitiba (PR) – Foto: Fecomércio/PR

Nesta terça-feira (26), José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná), assumiu a coordenação do G7, grupo de entidades representativas do setor produtivo paranaense, em substituição a Darci Piana, presidente licenciado da Fecomércio/PR (Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná).

Ricken afirma ter como missão dar sequência ao que já vem sendo realizado pelo G7. “Temos uma pauta de assuntos importantes para o desenvolvimento do Paraná. Institucionalmente, o G7 é propício para isso, pois reúne as sete grandes federações empresariais do setor produtivo paranaense”, comenta o coordenador. No entanto, avalia que o momento demanda foco especial em logística, setor que representa alto custo. “Não conseguimos exportar o custo da logística, que precisa ser reduzido para dar competitividade à nossa produção, tanto no mercado interno como no externo. Do contrário, perderemos espaço, o que significa menos renda e, consequentemente, redução de empregos”, alerta.

Os efeitos da recente mobilização dos caminhoneiros, na opinião de Ricken, são um exemplo da relevância da logística para o desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil. “É preciso entender que, na verdade, por trás daquela mobilização não estavam só os valores do frete, mas o modelo que expôs a deficiência que temos, uma vez que somos dependentes deste modal, pois mais de 84% do nosso transporte é feito por rodovia. Portanto, é uma questão essencial para o desenvolvimento do nosso estado e que exige ser equacionada o quanto antes”, acrescenta Ricken.

Além da Ocepar/Fecoopar e Fecomércio PR, O G7 é composto por Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) e ACP (Associação Comercial do Paraná).

 

Fonte: Sistema Ocepar (com adaptação da Redação MundoCoop)



Publicidade