Sistema Ocemg inicia primeira turma do Prodecoop Agro

Publicado em: 04 julho - 2019

Leia todas


Mais de 30 dirigentes e representantes de cooperativas participaram do primeiro encontro do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas do Ramo Agropecuário (Prodecoop Agro). O grupo se reuniu, no período de 26 a 28 de junho, na sede do Sistema Ocemg, para o módulo inicial do programa.

Dando as boas-vindas aos participantes, o presidente da organização, Ronaldo Scucato, reforçou que o intuito de realizar o programa é proporcionar às cooperativas do ramo que se organizem cada vez mais. “Não é possível atingir a organização sem a educação, a capacitação daqueles que atuam nas cooperativas”, afirmou. 

“As empresas demoraram a descobrir que não irão se desenvolver se não investirem na educação. Capacitar pessoas é o caminho para crescer”, concordou o professor e presidente do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral (FDC), Mozart Pereira dos Santos.

O Prodecoop Agro será importante para a atualização dos dirigentes, abordando assuntos atuaispara quem atua no setor. O primeiro módulo, por exemplo, trouxe os temas Cenário do Agronegócio: cooperativas, Brasil e mundo; Governança e Compliance em Cooperativas Agropecuárias; e Gestão Estratégica de Pessoas.

Ralph de Castro Junqueira, presidente da Cocarive, de Carmo de Minas, disse que o conteúdo do programa vai ao encontro dos seus interesses como gestor.  “Nós que estamos há certo tempo na direção de cooperativas precisamos estar sempre nos aprimorando, buscando nos capacitar, principalmente, em relação à gestão, que hoje é ferramenta fundamental para o sucesso do nosso negócio cooperativo”, frisou.

“Nosso setor é importante, pois lidera a balança comercial brasileira, tem fixado o homem no campo, gera riquezas e muitos empregos. Porém, com conhecimento adquirido em treinamentos como este, podemos oferecer ainda mais para a população”, comentou o presidente da Cemil e da Fecoagro Leite Minas, Vasco praça Filho.

Palestra de abertura

Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um dos principais estudiosos do potencial de produção agrícola no Cerrado, foi convidado para fazer a abertura dos trabalhos do Prodecoop Agro.

Ele falou sobre o desenvolvimento da agricultura no país nas últimas décadas e das perspectivas para o futuro do setor. Segundo Paolinelli, o governo não conseguirá, por si só, atender a todos os produtores do Brasil e as cooperativas são muito importantes nessa empreitada. “A tarefa de vocês, líderes, é seguirem focados em fornecer produtos de qualidade para atender ao mercado nacional e internacional”, alertou.

O professor e pesquisador da Embrapa, Zander Navarro, que falou sobre os cenários do Agronegócio no país, complementou: “As cooperativas, que já têm papel decisivo nas condições produtivas do meio rural, terão, cada vez mais, protagonismo nesse mercado”.

O próximo módulo do Prodecoop Agro acontecerá no mês de agosto.

Prodecoop

Com o intuito de melhorar as competências dos conselheiros das cooperativas, o Sescoop/MG desenvolveu em 2017, com a chancela educacional da Fundação Dom Cabral (FDC), o Prodecoop Saúde. Ampliando a inciativa, o programa foi estendido ao ramo crédito e, agora, ao agro. A expansão demonstra o resultado da proposta sempre muito bem avaliada pelos participantes.


Fonte: Sistema Ocemg



Publicidade