Tese sobre posturas inovadoras em cooperativas busca descobrir ações da Certaja

Publicado em: 09 abril - 2018

Leia todas


Os doutorandos em administração de empresas pela Unisinos Deivid Forgiarini e Alexandre Garcia elegeram a Certaja Energia para aplicar sua tese de ‘posturas inovadoras em cooperativas’, com a aprovação do Comitê Gestor e apoio do Núcleo da Qualidade. O trabalho, que iniciou em 1º de março, contou com a participação da direção, conselheiros, gestores e gerentes da cooperativa.

Tese sobre posturas inovadoras em cooperativas busca descobrir ações da Certaja (Foto: Claudio Froemming/Certaja)

Tese sobre posturas inovadoras em cooperativas busca descobrir ações da Certaja (Foto: Claudio Froemming/Certaja)

No primeiro encontro Garcia e Forgiarini buscaram despertar a consciência do que é inovação e levaram o grupo a refletir e avaliar quais ações inovadoras a cooperativa possui. Utilizando-se de dinâmicas em grupo, esclareceram os conceitos à luz da inovação de: método, indicadores, estratégia, estrutura organizacional, conceitos/objetivos, comunicação, gestão do conhecimento e open innovation.

Com base na avaliação dos participantes, os doutorandos fizeram um diagnóstico de como os colaboradores percebem práticas de inovação na cooperativa. Este diagnóstico foi apresentado em 13 de março para todos os participantes, e evidenciou que a Certaja realiza ações inovadoras, porém de forma implícita. O próximo encontro acontece em 3 de abril, quando o grupo de colaboradores apresentará ideias inovadoras executáveis na realidade certajana.

Este projeto será executado até o mês de julho, com encontros mensais. ‘Esta oportunidade que nos foi trazida por esses dois profissionais, veio bem a calhar com o momento que estamos vivendo, no qual precisamos usar de nossa inteligência e criatividade no sentido de inovar, de racionalizar e ganhar cada vez mais em produtividade, para só assim, poder sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo’, destacou o presidente Renato Martins.

Segundo ele é oportuno também agradecer ao professor Deivid, filho de Taquari, por ter escolhido a Certaja para a aplicação do tema. ‘Esperamos colher bons frutos desse projeto’, finaliza o presidente.

Notícia veiculada em 26 de março de 2018, em http://www.folhadomate.com/noticias/regional/tese-sobre-posturas-inovadoras-em-cooperativas-busca-descobrir-acoes-da-certaja

MAIS NOTÍCIAS

Produção do leite é tema de especialização em MG
Coapa é a primeira cooperativa do Norte a implantar o GDA
Gestores do Sistema OCB conhecem o cooperativismo catarinense em visita ao Sistema OCESC



Publicidade