Hiperfoco: um grande problema da atualidade


Pessoas


O excesso de concentração pode ser prejudicial para a produtividade e qualidade de vida

Em uma sociedade conectada e multitelas, de informação em tempo real, a concentração intensa, mas não duradoura, está se tornando lugar-comum. Batizado de hiperfoco, esse problema ainda não recebe a atenção devida e, portanto, costuma ser esquecido. O senso comum relaciona baixo rendimento à falta de foco nas atividades.

Businessman thinking about future plans and projects

Treine seu foco: Evite o desligamento da visão global, que ocorre quando alguém está hiperfocado. Para treinar o foco, precisamos ser como maestros. Precisamos estar atentos a cada um dos instrumentos sem deixar de lado a música formada por todos. Atividades que trabalhem com ações simultâneas, como exercícios de equilíbrio físico, malabares e meditação ativa, aguçam essa habilidade.

Faça pausas: O hiperfoco tira a capacidade de autopercepção. Para olhar para si e para o todo, as pausas são fundamentais. Elas ajudam a ampliar a compreensão e a redimensionar os problemas. Levantar da cadeira para respirar, beber água, olhar o horizonte, por exemplo, ajuda a dimensionar o foco da maneira mais adequada. Para que o exercício seja efetivo, porém, é preciso ligar-se de fato à nova atividade, por mais simples que pareça. Beba água e se levante de maneira consciente, por inteiro. Não fique pensando no que estava fazendo antes. As pausas precisam ser pontos de atenção e que nos ajudam a lidar melhor com o hiperfoco.

Exercite o foco também nas horas vagas: De nada adianta evitar o hiperfoco no trabalho e esquecer nas horas livres. Você não é uma pessoa diferente em cada ambiente, pelo contrário. Por mais que possa se comportar de maneiras diversas, seu corpo é um só. É preciso “estar presente” em cada ato também fora do trabalho. Viva a vida de maneira plena para trabalhar de maneira plena. Se você está conversando com seu filho ou com um amigo, esteja presente na conversa. Ao assistir a um filme, atente à história, não ao seu celular. Para estar focado da melhor maneira é preciso estar por inteiro em cada atividade, não só no trabalho.

Organize-se

Encontre uma maneira própria de organização e respeite seus limites.
O hiperfoco é basicamente um desajuste do foco, então separar os momentos de diversão, trabalho, descanso é essencial.



Publicidade