Sem Estresse: 4 dicas para manter a calma na cooperativa

Publicado em: 13 agosto - 2018

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Como lidar com o estresse no trabalho? Quem nunca se fez essa pergunta? Afinal, são tantas as situações que capazes de tirar a calma no dia a dia, que torna necessário encontrar mecanismos eficientes para eliminar ao máximo o estresse e assim manter o equilíbrio emocional, tanto no ambiente profissional, quanto na vida pessoal, até como forma de preservar o trabalho e a carreira, com ganhos diversos, inclusive evolutivos.

José Roberto Marques, Master Coach e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, dá quatro dicas para se manter a calma no ambiente de trabalho e conduzir os acontecimentos da vida de maneira mais leve e positiva. Confira!

Evite levar para o lado pessoal

No ambiente de trabalho é preciso entender que o que ali acontece, ali deve permanecer e ser resolvido. Se você não conseguiu alcançar aquela meta desejada, se acabou se desentendendo com algum colega, se a sua produtividade está abaixo da média, se não está sendo remunerado como gostaria, se sente-se sobrecarregado e desmotivado, ou qualquer outra situação esteja lhe tirando a calma e deixando-o estressado, procure resolver o que lhe incomoda ali mesmo, no trabalho, para que estes problemas não extrapolam para a sua vida pessoal e acabem afetando o seu bem-estar fora da empresa em que trabalha.

Vale a pena se estressar?

Tenha esta pergunta como um mantra em sua vida todas as vezes que surgirem situações que tenham o potencial de lhe tirar a calma, não só no trabalho, mas também em sua vida pessoal. Quando você pondera, consegue analisar as questões que lhe incomodam com a clareza que a raiva e o estresse lhe roubam.

Assim, todas as vezes que se pergunta se vale a pena se estressar por alguma coisa que por ventura você não consegue resolver naquele momento, você passar a respirar fundo e entender que está fazendo tudo o que pode para solucionar e se ajudar. Além disso, você determina a importância do assunto em questão e, se ele não tiver a relevância que você estava dando enquanto estava com raiva, passa a compreender que não compensa perder a sua paz por algo pequeno.

Mantenha a positividade

Por mais que a situação seja estressante, procure se manter otimista e positivo. Acredite que as coisas tomarão rumos melhores. Se for o caso, pare uns instantes e busque lembranças felizes, momentos agradáveis que você tenha vivido durante a semana. Isso te deixará relaxado e com melhores expectativas com relação a situação a ser enfrentada.

Respire! Essa é uma dica de ouro!

Essa dica também é essencial para que você consiga eliminar ainda mais os momentos de estresse no trabalho. A minha dica é que todas as vezes que surgir algo que você perceba que vai lhe tirar do sério, você pare por alguns instantes, de preferência fique em algum lugar sozinho e respire fundo.

A respiração, como muitas vezes já falei, não só em meus artigos e livros, como também em meus treinamentos, é um exercício poderoso, capaz de lhe proporcionar momentos de calma, principalmente quando você estiver se sentindo, não só estressado ou com raiva, mas também triste, ansioso e desanimado.

Ela faz com que você mantenha o seu cérebro oxigenado, o que vai fazendo com a calma volte aos poucos e você comece a enxergar tudo ao seu redor com mais clareza e menos preocupação. Experimente inserir esta prática em seu dia a dia e observe as transformações que ela pode lhe proporcionar!



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