Cooperativismo engaja-se no Outubro Rosa


Destaque


Movimento mundial iniciado em 1997, a partir dos Estados Unidos, o Outubro Rosa desembarcou no Brasil, em 2002, em uma ação realizada no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Desde então, a campanha cresce em ritmo acelerado, ganhando a adesão de muitas instituições, sempre com a finalidade de conscientizar o público em geral, principalmente as mulheres, da imprescindibilidade de realizar o autoexame nas mamas, a fim de detectar um possível câncer ainda no seu estágio inicial.

As cooperativas brasileiras, até como forma de cumprir o quinto e o sétimo princípios cooperativistas – respectivamente ­ educação, formação e informação e preocupação com a comunidade – aderem maciçamente à data.

Conheça algumas ações desenvolvidas por cooperativas:

 Sicredi Vale do Piquiri – Através do Comitê da Mulher e Secretarias Municipais de Saúde, realiza diversas ações durante o mês de outubro (confira a agenda na agência mais próxima). Na noite da última segunda-feira (02/10), em Maripá PR, a enfermeira Lissa Konrath ministrou a palestra “Empoderamento feminino e autocuidado”. Mais de 100 mulheres das cidades de Maripá, e dos distritos de Candeia e Pérola Independente participaram do evento.

Cresol Central – A Central, Bases Regionais, Cooperativas e Postos de Atendimento do Sistema Cresol Central SC/RS estão participando da Campanha Outubro Rosa, distribuindo camisetas alusivas à campanha e ações locais. Além disso. a Cresol Central desenvolverá durante o mês roda de conversa com associadas das cooperativas que participaram do projeto Mulheres da Luta em 2016.

Sicoob Cred Executivo – As agências do Sicoob Cred Executivo estão arrecadando doações de lenços para mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama e perderam seus cabelos. A campanha que vai até o dia 31/10, tem por objetivo arrecadar lenços para serem doados ao Hospital Aristides Maltez, a fim de despertar a autoestima das pacientes. Quem quiser levar mais cor e alegria para mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama, pode ir até uma das agências do Sicoob Cred Executivo, na Sefaz CAB e Caminho das Árvores e no Ministério Público CAB e Nazaré.

Sicredi Nossa Terra PR/SP  – Durante o mês de outubro, as agências da Cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP, além de estarem decoradas com o tema Outubro Rosa., oferecerão exames de saúde como: aferição de glicemia, pressão e teste de visão. A iniciativa vai acontecer nas cidades de Corbélia, Formosa do Oeste, Cafelândia, Nova Aurora e Jesuítas, no Paraná e em Tietê, Cerquilho, Porto Feliz, Boituva e Salto em São Paulo. Os associados poderão fazer os testes dentro das agências de atendimento Sicredi. O movimento faz parte do planejamento estratégico da cooperativa e está em consonância com ações no mundo inteiro na luta contra o câncer de mama. Na opinião da presidente da cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP, ações como essa ressaltam o papel da cooperativa na sociedade. E mais: para quem gosta de um passeio noturno, as agências serão um ponto de atração durante a noite com iluminação personalizada. A cooperativa convida as pessoas que passarem por lá a tirarem uma selfie e postar nas redes sociais, marcando o facebook da Sicredi Nossa Terra com #soucooperativa, #sicredinossaterra e #sicredinooutubrorosa. Entre as cidades paranaenses que aderiram ao projeto estão Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Jesuítas e Nova Aurora. No Estado de São Paulo, a campanha abrange os municípios de Boituva, Cerquilho, Porto Feliz, Salto e Tietê.

Cooperja e Ceprag – Com apoio e parceria da Sonograf, as cooperativas realizaram em 4 de outubro, em Praia Grande (SC), uma palestra alusiva ao Outubro Rosa. A palestra foi ministrada pela médica radiologista da Clínica Sonograf e, membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, Luciana Lacerda Burigo Trindade.

Unimed Londrina – Valorizar a autoestima feminina. Esse é o objetivo da campanha organizada pelas equipes de Responsabilidade Social e Marketing & Comunicação da Unimed Londrina. Durante todo o mês, o programa Unimed Solidária trará quatro palestras gratuitas que serão ministradas sempre às terças-feiras em diversos pontos da cidade por colaboradores e médicos cooperados voluntários: a ginecologista, Inês Sanches, conversará com o público sobre o câncer de mama: a enfermeira da Unimed, Maria Fernanda Manoel, abordará a saúde feminina; a enfermeira Anna Paula Mesquita falará sobre a sexualidade da mulher; e a médica dermatologista, Sabrina Lacerda, discutirá os cuidados com a pele. Neste dia, os estudantes do curso de Estética da Unopar oferecerão serviço de atendimento gratuito e haverá sorteios de produtos de beleza para a população. Além disso, no dia 20, a partir das 17h, a Unimed Londrina realizará a “Blitz da Saúde”, no Aterro do Lago Igapó. A ação contará com uma equipe de enfermagem do Unimed Saúde, que irá aferir pressão arterial e realizará o teste de glicemia. Para o público interno da Unimed, foram entregues aos colaboradores um lacinho rosa e uma necessaire de uso pessoal com um símbolo do Outubro Rosa de um lado e do Novembro Azul do outro. Além disso, as unidades de atendimento da Unimed Londrina tiveram portas adesivadas e ganharam uma iluminação diferenciada em referência à campanha.

Unicred Niterói – A Unicred Niterói está engajada na campanha Outubro Rosa e sua ação envolve o apoio à exposição fotográfica A Vida é Bela, que mostra a força da mulher, o otimismo e o poder de transformação por meio do amor pela vida. A exposição é uma realização do Projeto Cabeça Feita e acontece entre os dias 15 e 31 de outubro, no segundo piso do Shopping Itaipu Multicenter, em Niterói (RJ). O Projeto Cabeça Feita tem como objetivo compartilhar o amor entre as pessoas e distribuir lenços para mulheres que perderam seus cabelos em decorrência do tratamento contra a doença.



Publicidade