Sescoop/PE finaliza curso de Formação de Lideranças em cooperativa do Agreste meridional de Pernambuco


OCB


Em 31 de outubro, aconteceu a celebração de conclusão de curso para 22 cooperados da Cooperativa  da Agricultura Familiar da cidade de São João, no Agreste meridional de Pernambuco (Coopaf). No total, foram 250 horas de aulas, divididas em seis meses, do curso de Formação de Lideranças Cooperativas, oferecido pelo Sescoop/PE. O evento de finalização do curso contou a presença de personalidades do cooperativismo da região, além de entidades parceiras da cooperativa e gestores municipais. O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira esteve na cooperativa, e participou da entrega dos certificados.

O curso fez parte do projeto do Fundecoop 007/2015, e sua execução esteve inserida na meta de desenvolvimento da representação do cooperativismo na região onde a cooperativa atua, na tentativa de deixar a instituição mais competitiva e admirada pelo papel econômico desempenhado na localidade. Entre as aulas, foram vistos pontos que envolviam situações comportamentais, o modo de organização das cooperativas, além de estratégias de mercado. Para o presidente do Sistema OCB/PE, a educação cooperativista tem o poder de estreitar laços e fazer as pessoas vislumbrarem grandes negócios.

“Temos pelo cooperativismo uma mística de se entender a organização das pessoas. Nesse modo de trabalho é possível abranger que não há saída no individualismo. Juntando-se existe o desenvolvimento. E o cooperativismo é uma bela alternativa para crescer em comunhão”, exemplificou Malaquias.

O presidente da cooperativa, Paulo Motta, agradeceu ao Sescoop/PE por investir na educação da cooperativa e acreditar que a educação é a melhor forma de crescer. “Vemos que o cooperativismo no Sul do Brasil dá muito certo e sempre olhamos a região como exemplo. Mas aqui também tem cooperativismo que dá certo. Basta ter o conhecimento necessário para fazer a nossa região crescer”, enalteceu o presidente da Coopaf.

Após as falas, foi o momento de entregar os certificados. Um a um os participantes foram chegando e recebendo o documento. “Esse é um momento de muita alegria. Antes do curso, participávamos da cooperativa de modo muito tímido. Agora, sabemos do nosso papel dentro da Coopaf, além de ter o conhecimento necessário para ampliarmos o negócio cada vez mais”, evidenciou Epaminondas Bezerra, um dos cooperados da Coopaf que participou do curso.



Publicidade