Ação do Governo no fomento ao cooperativismo é homenageado

Publicado em: 12 junho - 2019

Leia todas


O Governo do Estado foi homenageado pelo Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil/MS) na solenidade em comemoração aos 40 anos da entidade em Mato Grosso do Sul, realizada na última sexta-feira (7). A ação da administração estadual no fomento ao cooperativismo, promovida por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foi destacada pelas autoridades presentes.

“Fomentar a ação das cooperativas é uma estratégia de desenvolvimento do Governo do Estado que tem dado muito certo. Tanto que, hoje, o cooperativismo é um dos setores de maior investimento em novos empreendimentos em Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro, que representou o governador Reinaldo Azambuja no evento e recebeu a homenagem da OCB-MS em nome do Governo.

Uma das ações da administração estadual foi a implantação, em 2017, do Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul (Procoop), elaborado em parceria com o Sistema OCB/MS. Além disso, o governo do Estado também promoveu gestão junto à Sudeco para ampliar o rol de atuação das cooperativas nos financiamentos do FCO.

De acordo com o secretário, “o setor tem respondido às atuações do Governo com a instalação de novos empreendimentos no Estado”, destacando os investimentos da Coamo na indústria de soja e armazéns; da Aurora, no segmento de suínos; da Copasul, no armazenamento de grãos; do Sicredi, junto ao FCO e da Cooperdib e Cooplaf, junto à agricultura familiar, dentre outros.

“O governador é cooperado e sabe na pele os benefícios que o cooperativismo proporciona, que não é importante apenas para as pessoas, mas também para o Mato Grosso do Sul. Volto a repetir o que já disse outras vezes, o segmento que mais faz investimentos em infraestrutura em nosso Estado é o cooperativismo”, finalizou o secretário Jaime Verruck.

O presidente da OCB/MS, Celso Régis, destacou a trajetória da instituição nessas 4 décadas, que começou com apenas 16 cooperativas e hoje são mais de 90. “A história do cooperativismo sul-mato-grossense é muito mais antiga que os 40 anos, temos cooperativas com mais de oito décadas e que passaram por diversos momentos da economia e da política”, afirmou.

O evento também foi prestigiado por José Roberto Ricken, presidente do Sistema OCEPAR; pelo Dr. Onofre Cesário, presidente da OCB/MT e representante do Brasil no Conselho da Aliança Cooperativa Internacional – ACI e Remy Orga, presidente da OCB/DF.


Fonte: Assessoria Semagro com adaptação da MundoCoop



Publicidade