Associados da Languiru buscam novas experiências em cooperativa do Paraná

Publicado em: 06 novembro - 2019

Leia todas


Associados da Languiru registraram a visita em frente à Sede Administrativa da Lar

Entre os dias 20 e 22 de outubro, associados que participam ou já concluíram cursos de qualificação desenvolvidos pela Cooperativa Languiru, como o Programa de Sucessão Familiar e o Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa, integraram grupo que realizou viajem técnica ao Paraná. Destino, a cidade de Medianeira, onde está sediada a Cooperativa Lar, uma das maiores organizações do sistema no Brasil.

O bem-estar animal, a agregação de valor à matéria-prima, os investimentos na qualificação do quadro social e a consolidação do sistema de governança cooperativa foram alguns dos aspectos observados, além da troca de experiências. Ainda acompanharam a comitiva profissionais do Departamento Técnico e do setor de Comunicação, Marketing e Cooperativismo.

Índices técnicos e programas sociais

A Lar preparou diversificada e entusiasmada programação para os gaúchos. O grupo foi recepcionado pelo vice-presidente Urbano Inácio Frey, que relatou como estão organizados a estrutura e os negócios da Lar. Além disso, o dirigente compartilhou números relacionados aos índices técnicos e preços de mercado da cooperativa paranaense. Observou que os índices técnicos servem para diferenciar e valorizar os bons produtores. O encontro também contou com a presença da assessora de Ação Educativa, Margarida Knapp Pieniz.

                Os conselheiros Adriano Finger e Isabela Albuquerque falaram sobre programas sociais, mencionando a organização direcionada aos jovens e a experiência pessoal como associados da Lar. A mesma experiência de vida foi abordada pela associada Simone Niehues, que coordena o Comitê Feminino da Lar. Ela entusiasmou a todos com a sua história de superação e, principalmente, de convicção na opção pela agricultura familiar cooperativada.

Propriedades rurais

Na visitação a propriedades rurais de associados da Lar, foi possível conhecer aspectos relacionados à avicultura, suinocultura e produção leiteira. Na avicultura e na suinocultura ficou nítida a necessidade de atendimento às exigências vinculadas à sanidade e segurança biológica. Foi enfatizada a implementação de procedimentos de isolamento que evitem a contaminação de lotes e propiciem o bem-estar animal. Na produção leiteira paranaense, o grupo observou que o sistema mais indicado para alavancar a produtividade e aperfeiçoar o manejo do rebanho é o Compost Barn.

A cooperativa ainda está localizada em região de grande produção de grãos, um dos diferenciais competitivos da Lar. O setor figura entre os principais segmentos produtivos e impacta em expressiva diferença nos custos de produção.


Fonte: Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester



Publicidade