Com foco na gestão de riscos, Central Nacional Unimed é pioneira entre as operadoras de saúde a conquistar a ISO 31000

Publicado em: 13 março - 2019

Leia todas


Cooperativas investem em certificações e governança para fazer melhor gestão da qualidade e transparência

Como resultado da execução do planejamento estratégico do ano de 2018, no qual a otimização dos processos operacionais e a qualidade contínua foram os principais pilares, a Central Nacional Unimed, maior operadora de planos de saúde do Sistema Unimed, começou 2019 comemorando a recente conquista do Selo Ouro de Referência da ISO 31000:2018, pioneira entre as operadoras de saúde. Esse reconhecimento soma-se à certificação da ISO 9001:2015, recebida no fim de 2018. Os reconhecimentos internacionais estabelecem, respectivamente, padrões de referência para gestão de risco e de qualidade. Além disso, ao longo de 2018 a operadora intensificou seu programa de governança com foco em boas práticas.

“Tivemos importantes mudanças na nossa estrutura de governança que fazem parte da nova visão da cooperativa. Queremos refletir para o mercado toda a qualidade de gestão, atendimento, resultados financeiros e investimentos em tecnologia que estamos obtendo”, explica Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed. A estratégia fortalece a solidez da empresa, passando total segurança e transparência para os clientes, funcionários e mercado, de forma geral.

Em janeiro de 2018, a empresa também recebeu o Selo Ouro da RN 277, acreditado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que comprova a excelência das operadoras na gestão de serviços. Somente 4% das operadoras de planos de saúde do país possuem este selo. Também está na melhor faixa do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, que considera a partir de indicadores definidos pela própria Agência a qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado, gestão de processos e regulação.

Para desenhar a matriz de riscos de forma mais assertiva, a operadora promoveu o envolvimento de todas as suas equipes, de forma que todos contribuíram na identificação dos riscos a que estão suscetíveis e recomendando ações para que sejam mitigados por meio de controles, planos de prevenção e contenção cada vez mais efetivos em todos as dimensões da empresa. As melhorias estão sendo implantadas em todas as áreas.

Fonte: Imprensa com adaptação da MundoCoop



Publicidade