Cooperativa Lar e Unimed: ciclo de palestras sobre câncer de próstata

Publicado em: 22 agosto - 2017

Leia todas


Na Cooperativa Lar, agosto é o mês destinado à campanha interna nominada “Homem que é homem se cuida”, nela foi desenvolvida campanhas voltadas para a saúde. Neste ano, as palestras ficaram por conta da Unimed Oeste do Paraná, que levou uma palestra divertida, com dados, informações sobre o câncer de próstata, que é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão e colorretal.

Segundo o Dr. Henrique Bertassoni Alves, médico urologista e presidente da Unimed Oeste do Paraná, “Os homens possuem a predisposição certa de que desenvolverão o câncer de próstata em algum momento de suas vidas, sendo que a partir dos 50 anos de idade avança a cada ano a probabilidade do surgimento da doença”.

Na ocasião, foi destacada a importância do exame de toque retal para os homens, que “é uma forma eficiente de conhecer até 7 características diferentes da próstata que podem ajudar no diagnóstico da doença em poucos segundos”, informou o presidente da Unimed.

“A Campanha Agosto Azul e as contribuições dos médicos, em especial, vem com o objetivo de dismitificar o câncer de próstata e estimular os cuidados da saúde masculina”, afirma Raquel, psicóloga na Unidade de Aves da cooperativa, lembrando que, “além de quebrar a rotina de trabalho nesse ambiente industrial, proporcionamos mais uma fonte de acesso a informação sobre o assunto. Os homens, normalmente, não têm o hábito de consultar o médico regularmente. Eles costumam procurar atendimento quando apresentam algum sintoma, alguma dor”.

O incentivo ao cuidado com a saúde do homem é lei no Paraná desde 2012 chamado de Agosto Azul.



Publicidade