Cooperativismo e ações sociais são destacados no 7 de Setembro em Pedro Afonso

Publicado em: 10 setembro - 2019

Leia todas


Uma das datas mais significativas do calendário do país, a comemoração da Independência do Brasil, foi celebrada com o tradicional desfile cívico-militar no sábado, 7 de setembro, em frente a Praça Coronel Lysias Rodrigues, no centro de Pedro Afonso.

Um dos destaques do evento, que reuniu diversas instituições do município, a Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), fundada em 10 de novembro de 2010, encantou o público ao apresentar como tema a campanha Dia de Cooperar, uma grande ação de voluntariado conhecida como “Dia C”.

A importância do cooperativismo pedroafonsino, que conta com a atuação da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Cooperativa de Crédito Sicredi União MS/TO, e da própria Coed, no desenvolvimento regional e na valorização do ser humano, foi lembrada durante a passagem da escola pela Avenida Benjamin Constant.

Entre as ações destacadas pela unidade de ensino, que conta com 23 cooperados, seis assistentes, uma colaboradora e 187 alunos, estão a campanha em prol do Hospital de Amor, Páscoa Solidária, doações para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e à Casa dos Idosos de Pedro Afonso, e ainda o apoio na construção das Praças Ecológicas.

Outro momento marcante durante a passagem do desfile foi a apresentação, na língua brasileira de sinais (Libras), que alunos fizeram da música “Vamos construir”.

Interesse pela sociedade

A diretora-presidente da Coed, Gleide Américo de Azevedo, afirmou que o objetivo do desfile foi apresentar valores e os princípios cooperativistas, bem como a sua preocupação com a sociedade e meio ambiente. “Temos várias ações voltadas ao voluntariado, que como cooperativas estamos sempre desenvolvendo juntos. Hoje, mostramos o poder da cooperação e como juntos podemos transformar o mundo com uma atitude simples”.

A pedagoga recém-formada Rita de Cássia Alves afirmou que o desfile emocionou várias pessoas que acompanharam as celebrações do dia cívico. “Foi um desfile lindo, realmente encantador, pois trouxe a importância da solidariedade e do amor ao próximo. A Coed está de parabéns por trazer essa temática e mostrar que as pessoas podem ser ainda mais humanas e ajudar umas as outras”, frisou.

Já a técnica em enfermagem Maria Goreth Lima Sodré contou que levar o cooperativismo ao desfile de 7 de Setembro foi uma iniciativa muito importante.  “É para que a população veja que o cooperativismo está crescendo a cada dia e contribuindo com sociedade por meio das iniciativas apresentadas pela escola, que focam principalmente no ser humano”, pontuou.

Cooperativismo no sangue

Com a proposta da força vinda da união, o cooperativismo vem crescendo a cada dia. A campanha SomosCoop, também destaque durante o desfile, busca despertar o orgulho e o sentimento de pertencimento, com uma identidade forte, que abraça todas as causas e apresenta os rostos, a cultura e, sobretudo, as histórias que fazem parte dessa transformadora conexão.

O gerente da agencia do Sicredi Pedro Afonso, Vitor Rosalino, relatou que o evento mostrou que quando as pessoas da comunidade, do estado e do país estão juntas por algo tudo melhora. “O cooperativismo prega a união das pessoas em prol de algo melhor. Trata-se de um círculo virtuoso onde todos ganham, justamente o que precisamos em nosso Brasil”, destacou.

Já o presidente Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop-TO,  salientou que os temas abordados no 7 de Setembro guardam uma estreita relação com o cooperativismo, exatamente pelos seus princípios e valores. “A importância do cooperativismo está diretamente ligada a uma alternativa de promover a paz e a justiça através de uma organização de pessoas que querem se unir com o propósito econômico e social. Apresentar isso à comunidade, durante essa data, é algo bastante especial”, avaliou Khouri.


Fonte: Portal Surgiu



Publicidade