Cresol Jaguaruna reúne oito escolas e Gincana Interescolar


TECNOCOOP


Com o tema “Desenvolvimento Sustentável”, a Cresol Jaguaruna realiza, de 1 de junho a 05 de novembro a 2ª Gincana Interescolar, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano dos turnos matutino e vespertino de oito escolas, sendo seis de Jaguaruna e duas de Sangão.

Através do projeto social da Cresol Jaguaruna, o objetivo é despertar nas crianças e adolescentes o interesse no cooperativismo e na solidariedade com o próximo. Além disso, a Gincana Cresol tem por finalidade educar, conscientizar e informar os alunos sobre todos os aspectos que envolve o desenvolvimento sustentável, cooperativismo, meio ambiente, ação social, agricultura familiar e educação financeira.

A 2ª Gincana Interescolar Cresol Jaguaruna envolve. Serão realizadas várias provas e as oito turmas vencedoras (uma por escola) disputarão a final no dia 5 de novembro. No dia da final todas estas turmas terão sua pontuação zerada. Valendo as provas do dia para se ter o vencedor geral da gincana. A turma campeã da gincana ganhará uma viagem ao Beto Carrero World e a segunda colocada uma sessão de cinema. Para os demais colocados, até 8º lugar, haverá medalhas. Já para os colégios, a premiação será um notebook para 1º lugar, bicicleta para 2º lugar e troféu para os demais colocados até à oitava posição.

Provas

Serão realizadas cinco provas na 2ª Gincana Interescolar Cresol, além das provas complementares. Na primeira, os alunos deverão produzir um texto sobre o tema Desenvolvimento Sustentável e entregar até o dia 20 de junho. Já na segunda prova, as turmas terão que apresentar uma maquete com material reciclável sobre um dos pilares do Desenvolvimento Sustentável.

A terceira prova, de Inclusão Social, tem a finalidade de integração entre os estudantes participantes da gincana com os alunos da APAE de Jaguaruna. Cada turma deverá pensar um projeto, visando interação, comunicação, convívio, contato, relação, diálogo com os alunos especiais. Nesta etapa será selecionado uma turma vencedora por colégio, para visitar a APAE e colocar em prática o seu projeto.

Na quarta etapa a atividade envolve o tema Agricultura Familiar e Pesca. Cada equipe deverá contar a história de um agricultor familiar ou pescador artesanal sócio da Cresol Jaguaruna e de sua área de abrangência (Sangão, Tubarão, Laguna, Imbituba, Paulo Lopes, Garopaba, Criciúma, Morro da Fumaça, Içara), através de uma redação e com foto. Já a quinta etapa, de Ação Social, a prova se destinará a arrecadação de alimentos.

Além dessas cinco provas, a gincana contará com as provas complementares. Uma delas é sobre Educação Financeira, em que as turmas deverão criar uma história em quadrinhos. As outras duas serão ligadas ao ato cívico e passeio ciclístico.



Publicidade