Instituto Ethos e REIS desenvolvem indicadores sobre presença de pessoas com deficiência nas empresas


TECNOCOOP


Instituto Ethos e REIS desenvolvem indicadores sobre presença de pessoas com deficiência nas empresas (Foto: Nicholas Raymond/Freepik)

Instituto Ethos e REIS desenvolvem indicadores sobre presença de pessoas com deficiência nas empresas (Foto: Nicholas Raymond/Freepik)

As empresas têm, cada vez mais, conscientizado-se quanto à necessidade de que o ambiente corporativo precisa ser mais plural e diverso. A diversidade de gênero, raça, orientação sexual e de Pessoas com Deficiência (PcDs) são extremamente benéficos para o universo empresarial. A fim de auxiliar a empresas nesta demanda social, uma parceria do Instituto Ethos com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), composta por mais de 100 empresas, ONGs e instituições públicas, irá lançar em 2018 o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O Guia Temático é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão, com orientações para as empresas evoluírem em suas práticas e na gestão da diversidade. O guia específico para inclusão dos profissionais com deficiência visa mudar a realidade do mercado de trabalho. Segundo o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, as pessoas com deficiência ocupam 2% do quadro de funcionários, 0,64% do quadro executivo e apenas 0,41% das funções gerenciais.

No processo de elaboração do Guia, em 1º de dezembro aconteceu workshop de validação do documento e, de 5 de dezembro a 19 de janeiro será realizada a Consulta Pública, pela qual todos os interessados poderão opinar sobre a composição do questionário.

A proposta é que o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência permita análises comparativas entre as empresas respondentes; inspiração para planejar novas ações; acesso a boas práticas; visibilidade e suas práticas; e monitoramento dos compromissos assumidos no Pacto pela Inclusão de PcDs da REIS.

Esse processo conta com o patrocínio de IBM e apoio de Raia Drogasil e Serasa; EY, JLL, Natura e TozziniFreire.

MAIS NOTÍCIAS

BotMaker chega ao Brasil para disputar mercado de inteligência artificial
PMEs devem investir mais em inovação até 2020, informa Desenvolve SP
Seguros Unimed e Multiplus: parceria para profissionais da saúde



Publicidade