Nova sede e Carol marcam apogeu da transformação digital da Totvs


TECNOCOOP


A Totvs –  provedora de soluções de negócios, que atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria – reuniu jornalistas de diversos Estados brasileiros, em 13 de junho, para mostrar sua nova sede, com mais de 65 mil m², na Zona Norte de São Paulo, inspirada em modernas companhias do Vale do Silício norte-americano, e apresentar sua principal novidade: a Carol, plataforma de dados e inteligência artificial desenvolvida pelo Totvs Labs, tecnologia já nasce com diversas aplicações práticas e complementa o portfólio de soluções para transformação digital da companhia.

Como explicou Laércio Cosentino, CEO da Totvs, a empresa encerra um ciclo de quatro anos, período em que redesenhou a empresa implementando um processo que chama de transformação digital, pois  “essa revolução, impulsionada pela tecnologia, foi antes de tudo o desejo das pessoas de compartilharem informações de forma colaborativa e conectada”. Entra agora em um processo de consolidação dessa proposta e se posiciona cada vez mais como “uma eterna startup e estamos sempre em transformação. Conhecemos o mercado brasileiro, sabemos a realidade do país e as necessidades das empresas, sejam elas micro ou grandes. A Totvs está preparada para ajudar cada uma a trilhar essa mudança digital para que se tornem mais competitivas e duradouras no mercado em que atuam”, conclui.

E o auge desse processo se confunde com o lançamento da Carol, sua plataforma de dados de qualidade e inteligência artificial. A tecnologia marca o início de uma nova era de inovação na empresa e irá aprimorar a propriedade dos dados nas organizações e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. Além disso, atuará como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios. Coimo explicou Cosentino, fundamentando o lançamento da Carol, “não dá para mudar isso tudo e continuar vendendo os mesmos produtos. Precisamos inovar e oferecer soluções aderentes às necessidades dos nossos clientes, que precisam atender, também, aos novos comportamentos dos seus próprios clientes”.

Laércio Cosentino, CEO da Totvs

A plataforma surge com a meta de contribuir com os gestores na tomada de decisões, pois, como conceitua Vicente Goetten, diretor executivo do TOTVS Labs, “no mundo atual, as empresas não podem mais tomar decisões baseadas em intuições ou nos resultados do último mês. É preciso acompanhar os números da manhã, para adaptar a estratégia para o período da tarde, tendo a certeza de que é o passo certo a seguir. Por isso, o principal objetivo da Carol é ajudar empresas de todos os segmentos e portes a alcançarem velocidade, precisão, confiabilidade e individualização nos seus negócios. Tudo isso visando a proporcionar experiências incríveis para os clientes”.

Após receber dados de vendas realizadas pelos clientes via plataforma Bema (desenvolvida pela Bematech, empresa do Grupo Totvs), Carol vai utilizar o engine de Machine Learning para levar insights de negócios a esses comércios. Desta forma, os empresários podem entender como eles estão se saindo no seu segmento em comparação aos concorrentes da região, qual a previsão de vendas baseada em eventos externos, como clima e feriados, e até planejar uma expansão. Além disso, à medida que a plataforma recebe novos dados, mais ela aprende e conhece melhor aqueles setores. A capacidade infinita de aprendizado também é acelerada a partir das APIs abertas da ferramenta, permitindo que qualquer pessoa ou empresa ensine novas habilidades e crie modelos em cima da Carol. Assim, conforme alguém ensiná-la, os demais clientes também se beneficiarão dessa inteligência, abreviando a evolução e os benefícios do uso da inteligência artificial.

“Este aprimoramento constante permitiu a criação de outra aplicação da IA ao Bemacash: o auxílio a processos extremamente complexos, especialmente para pequenos empresários, como a precificação de produtos e serviços. Definir por quanto vender determinada mercadoria depende de diversas análises, como o mercado-alvo, concorrência, custos, sazonalidade, entre outros fatores. Com a Carol, ao criar um novo produto no Bemacash, o cliente vai receber uma notificação dentro do próprio software com sugestão de preço, de forma instantânea”, explica Goetten, citando, ainda, um caso de sucesso no setor de Educação, baseado na detecção de uma realidade até então pouco conhecida: índices de evasão que superam os 50% em alguns cursos do Ensino Superior. Com objetivo de evitar este cenário, o Carol Retenção de Alunos foi criado juntamente com uma grande universidade privada de São Paulo.

Tudo teve início com a unificação dos dados da instituição através dos conectores da plataforma. Informações de professores, alunos, notas e histórico escolar foram levantados sem precisar de nenhuma integração. A partir disso, o time de cientistas de dados modelou os algoritmos de identificação de evasão escolar para que a ferramenta pudesse evoluí-los utilizando fontes externas, como redes sociais, outros sistemas – da TOTVS ou não –, na nuvem ou on premisse, para citar alguns exemplos. Agora, basta perguntar à Carol, por meio de um aplicativo com reconhecimento de voz ou texto, para saber quantos alunos correm o risco de abandonar a universidade ou um curso específico e qual seria o impacto financeiro dessa evasão. Além disto, a Carol também apresenta quais alunos têm risco de evadir e por qual motivo. O engine de Machine Learning recomenda também quais ações devem ser tomadas para que o aluno não cancele o seu curso.


Após dois anos de desenvolvimento, pesquisas e testes, a Carol continuará sendo enriquecida para ser disponibilizada em definitivo ao mercado, até o final do ano, com mais habilidades e para diversos segmentos. “Na jornada da transformação digital, a TOTVS tem ajudado seus clientes a migrarem para o mundo SaaS e Cloud, a adotarem soluções com IoT por meio da Bematech e a digitalizarem processos e melhorarem a colaboração com o fluig. Agora com a Carol, novas soluções poderão ser criadas para todos os nossos segmentos, as atuais ficarão mais inteligentes e ajudaremos as empresas a tomarem decisões de forma correta, com velocidade e eficiência, e atenderem melhor aos seus consumidores”, conclui Goetten.

Inteligência artificial na prática

Embarcar uma nova tecnologia em soluções e aplicações já utilizadas pelo mercado é extremamente importante para torná-la exponencial e acessível a todos os portes de empresa e segmentos de atuação – uma das grandes apostas da companhia com o lançamento. “Aos poucos todas as nossas soluções TOTVS incluirão ciência de dados e inteligência artificial. No entanto, continuamos precisando de pessoas para garantir que os modelos sejam frequentemente melhorados e que a máquina aprenda constantemente. Portanto, o futuro é a combinação entre soluções e plataformas simples e modernizadas em conjunto com inteligência artificial e pessoas. Só assim será possível obter os melhores resultados”, afirma o diretor executivo do TOTVS Labs.

Para isso, a companhia montou uma equipe de cientistas de dados e engenheiros de inteligência artificial com passagens em grandes empresas de outros setores, como aviação e educação. O time, composto por especialistas, alguns inclusive com PhD, foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma coordenado pelo TOTVS Labs, laboratório de inovação da companhia no Vale do Silício, EUA.

Para Laércio Cosentino, o contexto da plataforma está nas soluções segmentadas, ajudando as empresas de diferentes portes e segmentos a lidarem mais facilmente com as principais dores do setor. “Não acreditamos em soluções genéricas. Por isso, temos cientistas de dados atuando juntamente a cada um dos segmentos da TOTVS com objetivo de desenvolver soluções verticalizadas powered by Carol e, assim, resolver os problemas de cada setor e aumentar a capacidade dos nossos clientes”, reforça.

Transformação Digital

A companhia estruturou a sua transformação digital em uma jornada de quatro anos, iniciada em 2015, dividida em três pilares:

Cultura e Ambiente: o colaborador no centro da inovação – Para que o colaborador ajude a construir uma nova empresa, ele precisa viver a inovação internamente. Para isso, a Totvs investiu fortemente em cultura e ambiente em sua nova sede. A ideia foi criar um novo layout e priorizar a tendência de open spaces, com grandes áreas de trabalho, sem divisórias, para promover a livre circulação de pessoas, compartilhamento de ideias e a produção de conhecimentos. Nesse ambiente, a cultura da companhia ganhou impulso, com maior integração entre as pessoas e estímulo ao trabalho criativo e colaborativo entre os profissionais, além de atrair novos talentos que buscam ambientes dinâmicos e estimulantes.

Processo e Atendimento: + rápido + simples –  Oferece atendimento mais rápido e simples aos clientes é outro ponto priorizado pela companhia em seu processo de transformação. Alinhada ao modelo de negócios disruptivos, sem intermediações e com possibilidade de escalonar, a Totvs oferece uma nova plataforma digital, que vai além de ser um e-commerce. É um novo jeito de desenvolver e entregar softwares de gestão (ERP), 100% na nuvem e demais serviços agregados. Com a criação do novo portal, o cliente pode escolher, comprar, pagar e fechar seu projeto de implementação do ERP direto do site da companhia. O grande diferencial é que, além da venda dos softwares de gestão tradicionais da empresa, o cliente poderá personalizá-los por aquisições de aplicativos com módulos ou funções complementares, que estarão na loja virtual. Em breve, todo o portfólio da companhia estará disponível online, proporcionando conveniência, preços mais baixos e garantia de retorno de investimento mais rápido aos clientes.

Oferta e Portfólio: inovação no DNA – Para atender a essas novas demandas, a companhia tem investido, cada vez mais, em soluções mobile, cloud, cognitivas e baseadas em inteligência artificial. O foco é oferecer uma maior conveniência aos clientes para que eles possam ter acesso a tecnologias cada vez mais leves, de forma simples e rápida.



Publicidade