Oficina da Cooperação usa metodologia com jogos para disseminar o cooperativismo

Publicado em: 04 outubro - 2019

Leia todas


Disseminar o cooperativismo de forma lúdica e interativa, com base na metodologia da gamificação, inspirou o Sistema Ocemg a desenvolver a Oficina da Cooperação, iniciativa que utiliza uma série de jogos com a temática cooperativista, para difundir os valores, princípios e a filosofia do segmento.

Nos dias 18 e 19 de setembro, durante a Semana de Segurança Sipatmin, em Vazante, o Sicoob Credivaz solicitou ao Sistema Ocemg a aplicação da Oficina para os visitantes do seu estande durante o evento.

A gerente administrativa da cooperativa, Renata Barbosa, comentou que a iniciativa teve um bom resultado. “Achamos que os jogos foram interessantes para chamar atenção das pessoas, tanto dos funcionários da empresa quanto da comunidade, pois o evento era aberto”, disse.

De acordo com ela, a ideia de colocar a Oficina entre as atrações do estande da cooperativa foi apresentar o cooperativismo para os empregados da mineradora e potenciais cooperados, de uma maneira atrativa e de fácil entendimento. Dos cerca de 130 visitantes do espaço, 90 pessoas participaram dos jogos.

O analista do Sistema Ocemg Asenclever Júnior explicou que a Oficina da Cooperação surgiu e foi desenvolvida pelo Sistema Ocemg ao observar a tendência de gamificação que utiliza a metodologia dos games para tornar conteúdos mais complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado.  
Por meio dos jogos Coop Show, Digita Coop, Coopletando e Desafio Coop, a iniciativa busca promover a educação cooperativista. “A interação das pessoas com a temática é muito ativa. Elas se envolvem mais, compreendo os princípios, valores e filosofia cooperativistas de forma rápida”, ressaltou Júnior.


Fonte: Sistema Ocemg com adaptação da MundoCoop



Publicidade