Pará realiza Encontro de Pesquisadores do Cooperativismo

Publicado em: 14 setembro - 2020

Leia todas


O 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC) é uma iniciativa inédita do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sistema OCB/PA) em parceria com Instituições de Ensino Superior paraenses e uma universidade espanhola para promover, valorizar e incentivar a produção de conhecimento sobre o cooperativismo, sistema produtivo que visa solucionar problemas econômicos por meio da união de pessoas. O evento será nos próximos dias 17 e 18, pela plataforma Teams. Já são mais de 500 inscritos e as inscrições são gratuitas.

Na programação, palestras, apresentação de pesquisas com o foco no desenvolvimento e inovação do cooperativismo paraense. Haverá ainda apresentações de 34 trabalhos selecionados de alunos. “Todos os trabalhos estão de excelente qualidade e eles estão concorrendo às premiações, como uma forma de incentivo e valorização ao conhecimento produzido”, conta a coordenadora geral do evento, Melize Borges.

Os alunos estão concorrendo a um fone de ouvido, para o 3º lugar; um tablet, para o 2º; e um smartphone, para o 1º. “O mais importante disso é que os alunos estão muito alinhados ao pensamento cooperativista da inovação e da união. Sem isso, certamente o caminho do conhecimento fica muito mais difícil”, completa Melize Borges.

O evento ocorreria em abril, em formato presencial, dentro da Feira de Negócios do Cooperativismo, também promovido pelo Sistema OCB/PA, mas precisou ser remarcado devido à pandemia e ocorrerá em formato online. Com essa alteração, a submissão de trabalho foi encerrada. O evento conta com a parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade da Amazônia (Unama), do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal (IFPA Castanhal) e Universidade de Alicante, da Espanha.

“O cooperativismo é muito maior do que o empreendimento, é um sistema de organização, um estilo de vida, que gera uma série de outras representações, identidade e inovação. Essa é a nossa proposta para esse que, certamente, entrará para o nosso calendário de eventos importantes”, adianta Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Intercâmbio

Como o sistema de produção cooperativismo é baseado na união de pessoas, de talentos para alcançar um objetivo comum, o EPPC tratará uma série de experiências já realizadas pelas cooperativas brasileiras e pelas cooperativas da Espanha. O professor José Daniel Gómez Lópes, da Universidade da Espanha, apresentará como as cooperativas atuam, suas características, desafios e superações. “O EPPC é um evento histórico porque marca uma nova era para o cooperativismo paraense, promove um intercâmbio de saberes e uma maior integração entre a academia e as cooperativas, consequentemente, irá gerar um maior desenvolvimento da educação cooperativista”, enfatiza o professor.

Nos últimos 10 anos, o Sistema OCB/PA tem investido na cultura da qualificação profissional, fazendo parceria com instituições de ensino para a realização de MBAs em Gestão de Cooperativas, em que a 3º turma está em andamento em Santarém, região oeste do Pará. Recentemente, no Mestrado Profissional em “Empreendimentos Agroalimentares”, voltados para beneficiar cooperativas, em parceria com o IFPA Castanhal.

 “O 1º EPPC foi todo pensando para ser a confluência dessas ações de qualificação reais, concretas. Hoje, temos de fato pesquisadores em cooperativismo que precisam ser valorizados, ter o resultado de suas pesquisas divulgadas, para que possamos alcançar níveis cada vez mais altos nas nossas cooperativas, tanto no aspecto de mercado, quanto no aspecto humano, de qualidade de vida, de singularidade social, que só o cooperativismo é capaz de gerar”, finaliza Raiol.

Para inscrições clique aqui

Informações: (91) 9155-2580/ melize.pereira@paracooperativo.coop.br


Fonte: Sistema OCB/PA


Notícias Relacionadas



Publicidade