Projeto de voluntariado cooperativista será apresentado na Malásia


TECNOCOOP


O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, foi convidado a apresentar a campanha do Dia de Cooperar (Dia C) para cooperativistas de todo o mundo durante a Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). A reunião, uma das principais do segmento, ocorre entre os dias 14 e 17 de novembro, em Kuala Lumpur, na Malásia, e reunirá representantes de 96 países.

Genuinamente mineiro, o projeto do Dia C surgiu há nove anos e visa fomentar a realização de ações sociais de voluntariado pelas cooperativas, com o objetivo de transformar para melhor a vida das pessoas.  “Essa onda de solidariedade promovida pelo Dia C começou em Minas, no ano de 2009, e foi nacionalizada em 2013. Temos agora a oportunidade de mostrar aos demais países o poder transformador do Dia de Cooperar”, declara Scucato.

O dirigente integra painel, no dia 15, chamado “Cooperativas para 2030: Exemplos do Engajamento das Cooperativas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Nele, será mostrada uma plataforma on-line em que cooperativas podem compartilhar suas iniciativas de engajamento para o alcance dos ODS, uma agenda mundial da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. O Dia C é uma das ações que serão exibidas como exemplo bem-sucedido de integração dos ODS ao planejamento estratégico das cooperativas.

Desde que o Dia C se tornou uma campanha nacional, 5,6 milhões de atendimentos foram realizados em todo o Brasil. Em 2016, somente em Minas Gerais, o projeto engajou mais de 34 mil voluntários, de 248 cooperativas, em ações em prol do bem-estar da população. A iniciativa envolveu 256 municípios do Estado e beneficiou 366.977 pessoas. O consolidado das ações deste ano será divulgado em 6 de dezembro, quando a organização promove um seminário de fechamento das ações sociais das cooperativas do Estado.



Publicidade