Qualidade nos serviços de distribuição de energia melhorou em 2017, indica Aneel

Publicado em: 05 abril - 2018

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A qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica melhorou em 2017 na comparação com o ano anterior. É o que mostra uma pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. Os dois indicadores usados para elaborar os resultados tiveram os menores índices da história.

Qualidade nos serviços de distribuição de energia melhorou em 2017, indica Aneel (Foto: Leandro Neumann Ciuffo/Flickr)

Qualidade nos serviços de distribuição de energia melhorou em 2017, indica Aneel (Foto: Leandro Neumann Ciuffo/Flickr)

Segundo o levantamento, ao longo do ano passado, divulgado no final de março de 2018, os consumidores ficaram 14,35 horas, em média, sem energia (DEC), o que aponta uma redução de 9,23% do valor registrado em 2016, que foi de 15,81 horas em média. Os números também provam uma redução nas indenizações pagas aos consumidores por conta de problemas com a queda do serviço: de R$ 571,12 milhões, em 2016, para R$ 477,16 milhões, em 2017, o que significa uma melhora de 7,55% no período.

O avanço é resultado de ações da ANEEL como as novas regras de qualidade do fornecimento nos contratos de concessão das distribuidoras, a adoção de planos de resultados para as distribuidoras que apresentavam pior desempenho, compensação financeira ao consumidor, fiscalizações da Agência e definição de limites de interrupção decrescentes para as concessionárias.

O valor de compensações pagas ao consumidor, em consonância com a melhoria no serviço, caiu de R$ 571,12 milhões, em 2016, para R$ 477,16 milhões em 2017.

 Desempenho por distribuidora

A ANEEL avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2017, divididas em dois grupos: 33 concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e 25 concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Das empresas com mais de 400 mil consumidores, as melhores colocadas foram Energisa Minas Gerais (EMG) em primeiro, seguida da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). As distribuidoras que mais evoluíram em 2017 foram a Energisa Minas Gerais e a Energisa Tocantins com um avanço de 8 posições em comparação ao ano de 2016. Das empresas com até 400 mil consumidores, as melhores foram: Energisa Borborema (EBO, PB) em primeiro, Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC) em segundo.

Ranking 2017

Concessionárias de grande porte

Ranking 2017

Concessionárias de pequeno porte

PosiçãoDistribuidoraDGC
1EMG0,64
2CEMAR0,66
3EPB0,70
3ENEL CE0,70
3ELETROBRAS AM0,70
6ELEKTRO0,76
7EDP ES0,77
8CELPA0,79
9EMS0,80
10COSERN0,81
11EDP SP0,84
11ETO0,84
11EMT0,84
14ESE0,85
14CPFL-Paulista0,85
16CEMIG-D0,86
17CPFL-Piratininga0,87
17ESS0,87
19COPEL-DIS0,88
20CEB-DIS0,90
21CELESC-DIS0,93
22LIGHT0,97
23RGE1,01
23CELPE1,01
25RGE SUL1,10
26COELBA1,12
27ELETROBRAS PI1,16
28ELETROPAULO1,30
29CEEE-D1,36
30ELETROBRAS RO1,39
31ENEL RJ1,44
32ELETROBRAS AL1,51
33CELG-D1,99

 

PosiçãoDistribuidoraDGC
1EBO0,28
2EFLJC0,29
3DMED0,30
4MUXENERGIA0,33
5ENF0,45
6CPFL Santa Cruz0,47
7EFLUL0,56
8ELFSM0,57
9CHESP0,58
10SULGIPE0,63
11CPFL Mococa0,64
12HIDROPAN0,70
13CPFL Jaguari0,75
13DEMEI0,75
15CPFL Leste Paulista0,77
16ELETROCAR0,78
16CPFL Sul Paulista0,78
18UHENPAL0,80
19IENERGIA0,97
20COCEL1,04
21COOPERALIANÇA1,20
22CEA1,27
23ELETROBRAS AC1,63
24ELETROBRAS RR3,15
25FORCEL*

 

*A Forcel não atualizou nos últimos 3 anos junto à ANEEL a Certificação ISO 9000, portanto, não terá o seu DGC considerado no Ranking.

A classificação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC e FEC das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Desde 2013, o ranking é considerado na movimentação tarifária das distribuidoras de energia elétrica.

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