Brasileira será primeira mulher a comandar a OICAFÉ

Publicado em: 11 fevereiro - 2022

Leia todas


Vanusia Nogueira foi eleita para conduzir a Organização Internacional do Café por cinco anos

A mineira Vanusia Nogueira será a primeira mulher a comandar a Organização Internacional do Café (OICAFÉ). Ela foi eleita ao cargo de Diretora-Executiva para mandato de cinco anos, a partir de 1º de maio. Ela substitui o atual diretior, também brasileiro, José Dauster Sette. 

Vanusia Nogueira nasceu em Três Pontas (MG) e é filha e neta de produtores e comercializadores de café. Ela é doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

Ocupa atualmente o cargo de Diretora-Executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). É conselheira do Conselho Nacional do Café (CNC), da “Rainforest Alliance”, da “Alliance for Coffee Excellence” e da “Specialty Coffee Association” (SCA). 

A OICAFÉ reúne países responsáveis por 98% da produção e 67% do consumo mundial de café. Adota como missão promover o fortalecimento do setor cafeeiro global e sua expansão sustentável, além de servir como plataforma para a discussão de aspectos técnicos e comerciais do café, inclusive na esfera privada.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, com 35% da produção e 32% de participação no mercado internacional (dados da OICAFÉ para a safra 2019/2020), além de ser o segundo maior mercado consumidor.


Fonte: Agrolink


Notícias Relacionadas:



Publicidade