Ciência de dados para pecuária leiteira vai facilitar acesso a crédito com menores taxas

Publicado em: 20 fevereiro - 2022

Leia todas


O uso de tecnologias no campo é uma realidade que tem promovido maior precisão e previsibilidade para reduzir riscos e perdas. No oeste do Paraná, um programa inédito no Brasil faz uso da ciência de dados para aproximar produtores de leite, laticínios e o Sicoob Credicapital. O objetivo da parceria é oferecer consultoria, reduzir a burocracia na liberação de crédito e garantir taxas mais atrativas. A tecnologia funciona por meio de uma solução de gestão de dados e conhecimento chamada SobControle Fazenda, que foi desenvolvida pela empresa RERUM e está em fase de implantação no Laticínio Santa Helena, em Cascavel (PR).

Já utilizado por empresas de grande porte do mercado nacional, nos mais variados segmentos, o SobControle Fazenda viabiliza soluções que permitem agregar, analisar e apresentar informações em tempo real sobre as atividades dentro da propriedade, bem como o compartilhamento delas com parceiros, gerando possibilidade de antever mudanças e problemas.

Por meio do software, é possível coletar dados zootécnicos, de saúde, consumo, manejo e produção. Isso permite que o produtor tenha controle total das atividades da rotina da propriedade, acesse gráficos e relatórios gerados com o uso de inteligência artificial, que podem servir de apoio na tomada de decisão e diminuir consideravelmente os riscos e perdas. O pecuarista conta ainda com o serviço de monitoramento e suporte de uma equipe multidisciplinar.

Benefícios para o pecuarista no Sicoob Credicapital – A proposta é que, com o compartilhamento de informações em tempo real e confiabilidade dos dados, os produtores associados a laticínios credenciados ao Sicoob Credicapital utilizem os relatórios gerados pelo software para solicitar crédito e planejar investimentos futuros. Isso porque a cooperativa vai receber diretamente do laticínio a informação de quanto o produtor de leite que está solicitando crédito tem a receber, como também uma previsão futura do leite a ser captado. Com base nisso, vai trabalhar as políticas de crédito para entregar uma solução mais rápida e simples, evitando a burocracia.

“A tecnologia é voltada para pecuaristas de qualquer porte, mas tem gerado grande diferença para aqueles que produzem entre 200 e 1.000 litros de leite/dia. Estudos de viabilidade já realizados indicaram que os pecuaristas que fizeram investimentos baseados nos dados e direcionados às áreas orientadas tiveram um acréscimo de rentabilidade mínimo de 30%”, destaca o gestor da SobControle Fazenda, Carlos Lima. O produtor vai ter mais segurança, por contar com um software de gestão e controles zootecnicos de apoio para planejar o crescimento do negócio, o latícinio ganha por ter um parceiro financeiro para apoiar seus associados e a cooperativa ganha mais segurança, ao reduzir o risco nas operações”, explica o diretor administrativo financeiro do Sicoob Credicapital, Leandro Kuhl.

Nesta fase inicial do projeto, o benefício está disponível para um grupo de 20 pecuaristas do Laticínio Santa Helena. Para o Nestor Garcia Marques, Sócio Administrador do latícinio Santa Helena, essa parceria beneficiará muito os produtores. “Com esse software os produtores de leite não vão precisar ir até a cooperativa, pois já terão uma linha de crédito pré-aprovada com base na produção de leite. Além disso, com as informações fornecidas pelo software vão poder fazer uma melhor gestão da propriedade e, consequentemente, aumentar a produção de leite, possibilitando que o laticínio possa atender ainda mais clientes. É uma parceria que vai beneficiar todas as partes: produtor, laticínio e cooperativa”, explica.

A cooperativa pretende firmar novas parcerias com outros laticínios, para ampliar o programa e assim, apoiar o desenvolvimento da bacia leiteira do Oeste do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, que são as regiões de atuação do Sicoob Credicapital.


Fonte: Imprensa Sicoob Credicapital


Notícias Relacionadas:



Publicidade