Com visão de futuro, Fundação de cooperativa viabiliza projetos para uma agricultura mais sustentável

Publicado em: 24 novembro - 2020

Leia todas


Em parceria com diversas empresas e órgãos de pesquisa, como Embrapa e Centro Paula Sousa, Fundação contribui com uma agricultura sustentável e uma sociedade mais forte. Conheça os projetos.

Desde sua criação, a Fundação Coopercitrus Credicitrus atua com foco em concretizar ações de sustentabilidade nas áreas educacional, ambiental e socioeconômica, que geram impactos positivos no agronegócio e em toda a comunidade atendida pelas cooperativas. Com visão de futuro, a Fundação prepara e capacita profissionais para atuarem em uma nova agricultura, mais moderna e eficiente. Atenta às questões ambientais, realiza projetos para fomentar o reflorestamento de áreas de preservação permanente e reserva legal e a recuperação de nascentes. Com foco na ciência, desenvolve pesquisas e experimentos, para validação e difusão de novas tecnologias de produção. 

Com sede em Bebedouro, a Fundação conta com completa infraestrutura e equipe de suporte especializada. No local já estão em vigor diversos projetos próprios e desenvolvidos em parceria com empresas, instituições renomadas e órgãos de pesquisa. Conheça as principais iniciativas: 

Já está em andamento a primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio, fruto da parceria com o Centro Paula Souza, por meio da Etec, que tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem no mercado para a promoção do desenvolvimento de uma agricultura eficiente. Atualmente, cumprindo as normas de distanciamento social por ocasião da pandemia da Covid-19, as aulas acontecem online. 

De 24 de novembro a 14 de dezembro, estão abertas as inscrições para o Vestibulinho da Etec 2021, para o ingresso da segunda turma do Curso Técnico em Agronegócio em parceria com a Fundação. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

Também para 2021 está previsto o início do curso Superior em Big Data em Agronegócios, em parceria com a Fatec. A Fundação Coopercitrus Credicitrus está construindo uma nova estrutura dedicada a receber estes cursos. Apenas no período noturno, o novo edifício abrigará mais de 400 alunos nos cursos da Etec e da Fatec. Durante o dia, serão oferecidos treinamentos aplicados ao dia a dia do agricultor. 

O Projeto Coopersemear oferece ao produtor rural o suporte para adequação ambiental, com reflorestamento de áreas de preservação permanente e reserva legal, além do fornecimento de mudas oriundas do viveiro da Fundação, garantindo o atendimento da legislação ambiental. 

O Projeto Olho D’Água tem como foco fomentar a recuperação de nascentes degradadas. Essa iniciativa oferece suporte para os produtores rurais recuperarem as nascentes de água, o que reduz o impacto do problema de falta de água. Iniciado em janeiro de 2020, o projeto já recuperou mais de 30 nascentes na região de atuação da Coopercitrus e outras 25 estão previstas para serem recuperadas ainda em 2020. 

A Fundação disponibiliza áreas de cultivo e suporte para o desenvolvimento de pesquisas em Campos Experimentais (Plots), para que empresas parcerias promovam a validação e demonstração de suas tecnologias. Por existirem vários Plots de diferentes empresas, os produtores podem, em uma mesma área, conhecer diferentes protocolos para condução de lavouras, ganhando mais assertividade nas decisões tomadas em sua propriedade. 

Por meio de convênio com a Embrapa, a Fundação Coopercitrus Credicitrus realiza pesquisas para o desenvolvimento de novas cultivares e de tratamentos para os pomares citrícolas, disponibilizando aos citricultores acesso a informações para aprimorar seu manejo. 

A Fundação Coopercitrus Credicitrus é uma instituição sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que as duas cooperativas atuam. Está aberta a toda comunidade, com oferta de cursos gratuitos, projetos de adequação ambiental e difusão de tecnologias para promoção do agronegócio.


Fonte: Imprensa Coopercitrus


Notícias Relacionadas



Publicidade