Cooperativa supera exportações de café do ano passado apenas nos dois primeiros meses de 2021

Publicado em: 18 fevereiro - 2021

Leia todas


Após a criação de um departamento de exportação, a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) conseguiu superar seus resultados de 2020 em apenas dois meses deste ano. Os números foram possíveis após a cooperativa iniciar um plano de exportações em julho de 2020, com os frutos sendo colhidos logo no início deste ano.

Em comparação com os últimos cinco meses do ano passado, a exportação de café da Cooabriel conseguiu alcançar um aumento de 70% na venda de sacas para o mercado internacional. No período citado, 5.960 sacas deixaram o país para destinos como América do Norte e Mercosul. Já entre janeiro e fevereiro, as exportações chegaram a 10.320 sacas, totalizando 618,8 toneladas da cultura.

Para o Presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, os números são uma resposta externa. “Para nós, isso representa abertura de novos mercados, agregação de valor ao café e busca de remuneração justa”.

Ao analisarmos os números, a criação de um departamento específico para as exportações se mostra uma decisão acertada, e que foi um fator determinante para o sucesso do modelo de negócios da cooperativa. “O nosso objetivo inicial era criar um departamento específico para a exportação dentro da cooperativa. Hoje já visamos a ampliação de mercados. Os resultados são muito bons”, conta o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari.

Após resultados tão promissores, a cooperativa já traça novos objetivos para este ano, algo que pode ser atingido gradativamente à medida que o mercado econômico mundial se recupera, e fica otimista em relação ao fim da pandemia com a chegada das vacinas. A analista de mercado da Cooabriel, Renata Vaz, deixa claro os próximos passos do grupo. “No ano passado participamos de três rodadas virtuais de negócios. Estamos em fase de prospecção e planejamos chegar a dois novos mercados: europeu e asiático”, afirma ela.


Fonte: Por Redação MundoCoop


Notícias relacionadas



Publicidade