Cooperativas constroem espaço para fortalecer setor agrícola

Publicado em: 09 agosto - 2021

Leia todas


Plenária das Cooperativas da Agricultura reuniu representantes de 27 unidades de todas as regiões de Alagoas

A primeira sessão da Plenária das Cooperativas da Agricultura, na sexta-feira, 6, reuniu representantes de 27 unidades de todas as regiões de Alagoas em um encontro organizado pela Unicafes-AL, que se tornará mensal. O evento, que nasceu com o propósito de debater a agricultura familiar e o setor público agrícola, recebeu, na sede da CPLA, o deputado Marx Beltrão, o secretário de Estado da Agricultura Maykon Beltrão e o presidente da Emater/AL, João Paulo Calheiros.

Simples e direto ao ponto, os diversos agricultores presentes na Plenária foram enfáticos no reforço para efetivação das políticas públicas junto aos órgãos do governo estadual, federal e mesmo com os municípios. Os agricultores também apresentaram os projetos de cooperativismo de crédito; a formação cooperativista da juventude e um balanço das atividades e agendas de trabalho que a Federação vem desenvolvendo junto à Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e às secretarias da Agricultura,Fazenda, Educação e Turismo e Desenvolvimento Econômico.

“A Unicafes e os agricultores estão cada vez mais buscando homologar seu espaço e estreitando o diálogo de todo um setor com o parlamento e governo. Estamos buscando estudar a aplicação de emendas e um melhor funcionamento dos programas estaduais. Sabemos que é um momento histórico para consolidação do setor onde construiremos uma agenda permanente de encontros com as cooperativas”, explicou.

O deputado Marx Beltrão, que é conhecido por defender as pautas da agricultura familiar,reafirmou seu compromisso e pediu união de todas as cooperativas para facilitar o desenvolvimento de forma integrada. “Não é hora de trabalharmos isolados. Todos nós juntos, em Alagoas ou em Brasília, na Seagri ou no Ministério, poderemos trazer soluções e melhorias. A agricultura em Alagoas é quem mais gera emprego e fomenta a economia. São várias ações que temos feito. Junto com o governador Renan Filho conseguimos investimentos no PAA, em kit de irrigação, equipamentos, no PAA Leite e na Emater. Um conjunto de Ações que temos feito a diferença, assim com o Planta Alagoas que é uma ferramenta de grande utilidade e vai dar outro rumo para a produtividade da agricultura familiar”, comentou o deputado Marx.


Fonte: Tribuna Hoje


Notícias Relacionadas:



Publicidade