Cooperativas estão entre as melhores do agronegócio

Publicado em: 02 dezembro - 2021

Leia todas


A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) conquistou o título de Campeã das Campeãs do 17º prêmio Melhores do Agronegócio 2021, entregue pela Revista Globo Rural nessa terça-feira (30). A empresa também foi escolhida como a melhor na categoria cooperativas, entre os mais de 20 segmentos do agro que foram avaliados.

A avaliação, feita em parceria com a Serasa Experian, levou em consideração índices financeiros das empresas no ano, tais como receita líquida, endividamento, liquidez e margem, que possuem um peso de 70%; e em itens relacionados à responsabilidade socioambiental, com peso de 30% na nota final.

“Esse prêmio reforça a responsabilidade da cooperativa com o trabalho que vem sendo desenvolvido”, afirmou o diretor-presidente da Aurora, Neivor Canton. Ainda segundo ele, o prêmio também demonstra que a cooperativa está no caminho certo e a desafia a buscar sempre o melhor. “Investimos na qualidade da produção desde o campo até a indústria para oferecer ao consumidor final um produto diferenciado. Mantemos o propósito de cuidar de cada um para despertar a prosperidade de todos”.

Para o gerente de Marketing Ricardo Chueri de Souza foi com muita alegria e satisfação que a Aurora recebeu a notícia da premiação. “É uma honra. Estamos muito felizes. O cooperativismo transforma pessoas, transforma as empresas. Somos uma empresa que transforma vidas”, destacou.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, embaixador do cooperativismo foi o responsável por anunciar a premiação. “É uma alegria participar desse momento. Cooperativa é uma empresa, mas baseada em valores e princípios universalmente aceitos em todos os países do mundo”, afirmou, citando que, atualmente, há mais de 1 bilhão de pessoas no mundo diretamente ligadas ao sistema cooperativista.

Essa foi a terceira premiação da cooperativa no Melhores do Agronegócio. Em 2015, foi a vencedora na categoria Aves e Suínos e, em 2018, na categoria Campeã entre as Cooperativas.

Melhor empresa de Bioenergia e Comércio Exterior do agronegócio

A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, conquistou pela 14°vez o Prêmio Melhores do Agronegócio na categoria Bioenergia. A empresa foi reconhecida também com a melhor na categoria Comércio Exterior.

“É com grande alegria que recebemos este prêmio. O anuário Melhores do Agronegócio é uma referência para o setor, por isso muito nos orgulha termos nossa história pontuada com este reconhecimento mais uma vez. A safra 20/21 foi um período desafiador, marcado pela pandemia do coronavírus e nossa principal prioridade, neste momento, foi garantir a segurança de nossa equipe. Obter resultados expressivos dentro deste contexto foi ainda mais especial”, destaca Tomás Manzano, CFO da Copersucar, que completa: “Estamos prontos para evoluir cada vez mais, tendo sempre a sustentabilidade no centro do nosso negócio. Compartilho este prêmio com cada um de nossos colaboradores, fundamentais para alcançarmos estas conquistas”.

A companhia encerrou a safra 2020/21 com excelentes resultados, ao registrar lucro líquido consolidado três vezes maior na comparação com período anterior, atingindo R$ 375 milhões de rendimento (+215%). Pela primeira vez, a Copersucar ultrapassou a marca de R$ 38,7 bilhões de faturamento (+28,5%). Além do contundente desempenho financeiro, a empresa foi destaque pela sustentabilidade da sua produção, proporcionando saldo positivo em favor do clima de 2,4 milhões de toneladas de CO2eq, considerando o balanço líquido de emissões evitadas e geradas pelo conjunto dos seus negócios e suas 34 usinas sócias.


Fonte: Informações da assessoria de imprensa Aurora Coop e Imprensa Copersucar – com adaptação MundoCoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade