Cooperativas são destaque no ranking de Melhores e Maiores Empresas de 2020 pela revista Exame

Publicado em: 18 dezembro - 2020

Leia todas


Muitas histórias de resiliência e superação, certamente, permeiam a trajetória dos grandes vencedores do ranking de ‘Melhores e Maiores Empresas de 2020’, da revista Exame, que confere destaque às organizações que conseguiram se adaptar ao cenário difícil – como o da crise atual da pandemia – por meio de investimentos em inovação e reformulação corporativa. Juntas, as premiadas faturam mais de R$ 4 trilhões e empregam 3,6 milhões de pessoas, segundo dados do certame, relativos a 2019.

Confira agora algumas das cooperativas premiadas deste ano:

Central Nacional Unimed (Serviços de Saúde) – Na ‘linha de frente de combate’ contra a covid-19, a Central Nacional Unimed (CNU) foi reconhecida pela premiação como a melhor empresa do setor de Saúde do país. “Essa premiação reflete o que conquistamos, ao lidar com uma situação global delicada em 2020, além reconhecer e validar todo o esforço e a dedicação de cada um dos colaboradores da Central Nacional Unimed e a parceria fundamental de nossas sócias. Uma vitória de todo o cooperativismo”, comemorou o presidente da CNU, Alexandre Ruschi, ao destacar que a honraria reflete o “cumprimento, com excelência, da missão de cuidar de 1,7 milhão de vidas que confiam em nós”. Em 2019 a CNU conquistou o 9º lugar na categoria ‘liderança de mercado’ e o 8º no quesito ‘riqueza criada por empregado’. Ainda sobre o reconhecimento, Ruschi lembra que “há menos de um ano, ninguém imaginava que iríamos enfrentar tempos tão desafiadores como os de hoje. Mas esse reconhecimento chega como um bálsamo, nos impulsionando a continuar fazendo a nossa parte. É fácil comandar o navio na bonança, com o céu azul e o mar tranquilo. E, hoje, nesta ‘tempestade’, também vemos o resultado de um trabalho sério. Sou grato a cada profissional que faz parte dessa ‘tripulação’”, arrematou.

Aurora (Bens de consumo) – Na categoria ‘bens de consumo’, o destaque coube à cooperativa Aurora Alimentos, terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes do país e a 75ª maior empresa do Brasil segundo o ranking “As melhores & maiores” da Revista Exame. Atualmente, a cooperativa mantém 32 mil empregos diretos, além de fazer o abate diário de 25 mil suínos, 1 milhão de aves e coletara 1,5 milhão de litros de leite /dia, além de dispor de um leque de 850 produtos alimentícios. Presente em todas as regiões do país, a Aurora possui 16 unidades industriais de suínos, aves e leite; oito fábricas de rações e unidades armazenadoras; oito unidades de ativos biológicos – incluindo granjas, incubadoras e unidades de disseminação de genes – além de 25 unidades de vendas, quatro centros de distribuição e uma unidade corporativa comercial, além da própria a sede central (matriz).

Sicredi (Financeiro) – Outro gigante premiado, desta vez do segmento financeiro, o Sicredi está hoje classificado em 43º lugar entre os 50 maiores bancos do país, mas manteve, este ano, a vice-liderança no ranking de crédito rural, sem contar os quesitos ‘credito para médias empresas’ (5º lugar); ‘depósitos em poupança’ (6º lugar), ‘emissores de cartão de crédito’ (8º) e 9º para ‘crédito a Pessoa Jurídica Total’.


Marcello Sigwalt – Redação MundoCoop


Notícias Relacionadas



Publicidade