Cooperja realiza Curso de Formação para professores

Publicado em: 10 março - 2017

Leia todas


A Cooperja reuniu os professores das três escolas que são suas parceiras no Programa Cooperjovem, para participarem de curso de formação. Durante todo o dia, a instrutora Denise Crespo conduziu os trabalhos. Inclusive, direcionou as atividades para a continuidade do PEC – Projeto Educacional Cooperativo, o qual já está sendo construído coletivamente em cada uma das escolas.

“A formação de professores mantém as escolas estimuladas a refletir sobre práticas cooperativas, objetivo do Cooperjovem. Também incentiva o trabalho coletivo, necessário para as mudanças desejadas. Estamos otimistas. A aplicação dos PECs tem potencial para criar uma cultura da cooperação nas escolas e no seu entorno”, destaca Denise.

O objetivo deste curso, realizado em fevereiro, segundo a coordenadora social da Cooperja, Elisabete Biz dos Santos, é fazer com que toda escola possa desenvolver juntas a continuidade das ações do PEC. “Desta forma é possível dar um direcionamento nas atividades que serão realizadas durante o ano. Quando todos estão juntos, se tornam parte do processo. É muito importante a troca de experiências entre as três escolas. Notamos que há interação e cooperação entre eles e é isso que faz toda diferença no processo”, destacou Elisabete.

Segundo o diretor escolar, Marcelo Ramos, após a implementação do Programa Cooperjovem, valores como cooperação e cidadania se tornaram mais ativos na escola. “O Programa aproximou a comunidade escolar, pois há vários eventos promovidos pelo Cooperjovem e apoiados pela Cooperja, que já fazem parte do calendário escolar. O Programa tornou-se um parceiro na missão de desenvolver a função social de escola. Hoje, não conseguimos imaginar a Escola Abel Esteves de Aguiar sem a presença do Programa Cooperjovem, pois ele tornou a escola mais viva e dinâmica”, afirma Ramos.

As escolas parceiras da Cooperja no Programa Cooperjovem são: E.E.B. Abel Esteves de Aguiar, E.M.E.B. Albino Zanatta e E.E.F. Imaculada Conceição.



Publicidade