CRA Garantido: Coops e BNDES lançam nova modalidade de investimentos no setor agro

Publicado em: 09 abril - 2021

Leia todas


Ocorreu ontem (08/04) o lançamento do CRA Garantido, nova modalidade de crédito criada em conjunto entre a Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, que reúne 7,7 mil produtores cooperados de 32 municípios do norte do Rio Grande do Sul, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em live presidida pela Ministra Teresa Cristina e o Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, foi apresentado o produto, que até então é de alcance limitado e concebido como um projeto piloto, com foco de operação em pequenos produtores cooperados.

O novo CRA tem como objetivo, segundo a Ministra, descentralizar e democratizar o crédito, fazendo com que o capital chegue com mais facilidade a pequenos e médios produtores. Com a sua criação deve haver uma maior captação de recursos, um dos empecilhos do agronegócio atualmente.

“O agro cresceu muito, e hoje temos pouco recurso oficial. Esses recursos precisam ser dirigidos para pequenos e médios produtores”, disse a Ministra. Além disso, o CRA possibilitará um maior compartilhamento de riscos, resultando na redução de custos para as cooperativas.

O projeto foi concebido a partir do apoio de três partes: a cooperativa Cotrijal, originadora da operação, a Ecoagro que atua como securitizadora e o BNDES que atua como garantidor. A operação total movimentará um total de R$29 milhões de reais, sendo 4,4 milhões da Cotrijal, 7,7 milhões vindos do mercado investidor e 17,4 milhões de garantia do BNDS.

Participaram do lançamento, além da Ministra e do Presidente do BNDS, Gedeão Pereira, Presidente da FARSUL; Moacir Teixeira, Sócio-Executivo da Ecoagro; Senador Heinze, Deputado Alceu Moreira, Rafael Feler, Chefe de Finanças Estruturadas no BNDES e Nei Cesar Manica, Presidente da Cotrijal.

“O CRA vem buscar recursos, com redução de custos; tornando a operação viável. É uma oportunidade ímpar para que o mercado investidor veja o setor agro de forma tranquila, algo que é possível pela segurança garantida pelo BNDES”, disse Manica.

Entre os principais benefícios para o investidor, os Certificados de Recebimento do Agronegócio (CRA) trazem maior rentabilidade, além de contaram com a segurança da renda fixa, serem isentos de imposto de renda e nesta nova modalidade, serem assegurados pelo BNDES.


Por Redação MundoCoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade