Ecoarte: Cargill promove reflexão sobre reciclagem

Publicado em: 18 outubro - 2016

Leia todas


A Cargill, por meio das marcas Liza, Elefante e Pomarola, realiza em nove cidades do Estado de São Paulo (Praia Grande, Itapira, São Paulo, Guarulhos, Mairinque, Porto Ferreira, Bertioga, São Roque e São José do Rio Pardo) uma mostra cultural que tem a reciclagem como protagonista.

Com o nome Ecoarte Itinerante, o projeto produzido e executado pela Cultura Sustentável tem como objetivo alcançar os mais diversos públicos promovendo a democratização, a cultura e a consciência ambiental por meio de teatro, oficinas, cinema e artes visuais. A expectativa é que o projeto beneficie 15 mil pessoas durante as atividades desenvolvidas nas escolas e também no evento aberto à comunidade.

Desde 10 de outubro, quando o projeto foi iniciado na Praia Grande (SP), até o dia 11 de dezembro, quando será finalizado em São Paulo (SP), alunos de 6 a 16 anos de escolas públicas participam de duas atividades: Oficina Construção Coletiva, quando são convocados a construir uma peça com materiais recicláveis; e Cápsula do Tempo, atividade orientada pelos professores que estimula os alunos a refletirem sobre como eles esperam que o Município seja em dez anos.

Eles confeccionam uma cápsula para colocar cartas, textos e desenhos que será enterrada para ser reaberta após dez anos. Os professores também participam de um workshop especial sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos e orientações para as atividades com os alunos.

Todos os munícipios serão convidados a expandir seu conhecimento ambiental participando de oficinas de reutilização de matérias, assistindo peças de teatro sob a temática ambiental e correto descarte de resíduos, conferindo a exposição de vídeos e estações de reciclagem de embalagens e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O evento acontecerá em praça pública nos finais de semana.

Para a realização do Ecoarte Itinerante, foi realizado um diagnóstico dos municípios participantes e uma análise das principais iniciativas de reciclagem, com foco no trabalho desenvolvido pelas cooperativas de cada localidade. Essa análise permitirá que a Cargill acompanhe os resultados da ação e identifique oportunidades na implementação de PEVs (Pontos de entrega voluntária) e outras alternativas.

A agenda é a seguinte:

·        Itapira (17 a 23/10)
·        São Paulo (24 a 30/10)
·        Guarulhos (31/10 a 6/11)
·        Mairinque (7 a 12/11)
·        Porto Ferreira (7 a 11/11 e 13/11)
·        Bertioga (14 a 20/11)
·        São Roque (21 a 27/11)
·        São José do Rio Pardo (28/11 a 3/12)
·        Guarulhos (05 a 10/12)
·        São Paulo  (11/12)



Publicidade