Fórum de Entidades da Agricultura Familiar é realizado na Cresol Central RS/SC

Publicado em: 03 fevereiro - 2017

Leia todas


O Fórum de Entidades da Agricultura Familiar do Oeste de Santa Catarina foi realizado em 27 de janeiro na Cresol Central SC/RS. O encontro foi de formação para as lideranças de entidades ligadas a agricultura familiar com o objetivo de capacitá-las para as pré – assembleias e assembleias, a fim de que possam dialogar com os agricultores a respeito do momento vivido.

“Dialogar sobre as ameaças aos direitos e políticas públicas, previdência, crédito, habitação, reforma trabalhista, entre outros. É uma preparação para o processo de mobilização em defesa dos direitos”, destaca o coordenador da Fetraf Sul e do Fórum, Alexandre Bergamin.

Além disso, o encontro foi uma preparação para dialogar com os agricultores familiares sobre os desafios da atualidade como a produção de alimentos, a sucessão familiar, entre outros pontos em que as entidades e agricultores deverão saber para onde ir. Segundo Bergamin, a região Oeste de Santa Catarina é forte na organização, com grandes entidades que constituíram sua história através da luta pela agricultura familiar, ajudaram a constituir políticas públicas e a implementá-las.

O coordenador da Cresol Base Oeste, Geovane Frederico Giebelmeier, destaca que as cooperativas nasceram da necessidade de organização das economias locais. “As cooperativas de crédito possuem esse papel, fazendo com que as comunidades se desenvolvam.  As políticas públicas, por sua vez, tem esse papel de desenvolver a economia, principalmente nos pequenos municípios em que a economia é baseada na agricultura”, comenta. O Fórum capacitou os dirigentes das cooperativas e demais entidades presentes para fazer o debate com os associados para que os mesmos estejam atentos às mudanças e as interferências que terão no âmbito social, cultural e econômico onde estão inseridos. “As entidades que participam desse debate tem o compromisso de defender os direitos dos trabalhadores (as) rurais e urbanos para que as comunidades onde vivem tenham melhor qualidade de vida”, conclui Giebelmeier.

Participam do Fórum, lideranças dos sindicatos filiados à Fetraf Sul, as cooperativas de crédito e produção, bem como ONGs ligadas a agricultura familiar. A atividade desta sexta-feira foi assessorada pelo deputado federal Pedro Uczai que trabalhou a conjuntura política e os desafios do mundo rural; pelo deputado estadual Dirceu Dresch que abordou os desafios da agricultura familiar no Estado de Santa Catarina; e pelo professor Neori Alves que apresentou orientações sobre o trabalho de Base.