Governo do Tocantins incentiva produção em cooperativa de agricultores familiares

Publicado em: 28 dezembro - 2020

Leia todas


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), incentiva a produção agrícola por meio de cooperativa. Nesta terça-feira, 22, o secretário da Seagro, Thiago Dourado, recebeu o representante da Cooperativa de Assistência Técnica e Comercialização da Produção Agrícola dos Agricultores Familiares do Estado (Cooafeto), Manoel Barbosa. A Cooperativa está em fase inicial de estruturação e pretende integrar, principalmente, agricultores familiares, para reforçar a produção no município de Araguaína, bem como toda a região norte do Estado.

Segundo o secretário da Seagro, Thiago Dourado, o Governo do Tocantins apoia iniciativas como esta para incentivar a produção agrícola nas comunidades rurais. “O governo pode contribuir nos projetos produtivos, com dias de campo e assistência técnica aos produtores, capacitações, mas é necessário que haja organização, solidez na estruturação, que direcione a produção aliada à vocação do produtor regional ou local. O agricultor deve trabalhar integrado, com regularidade do produto oferecido, manter o padrão de qualidade dos alimentos e, consequentemente gerar renda nos municípios”, ressaltou.

Para o coordenador da Cooperativa, Manuel Barbosa, a cooperativa tem como objetivo promover e articular o trabalho de assistência técnica das famílias assistidas e de organização e comercialização da produção, em conjunto aos agricultores situados nos municípios, principalmente do norte do Estado. “Estamos em fase de implantação e viemos aqui, na Secretaria da Agricultura, em busca de parceria do governo para iniciarmos os projetos produtivos em diversas áreas, com os agricultores familiares”, pontuou.

A Cooperativa iniciou o plantio de abóbora, em uma área de 50 hectares, em alguns municípios. “Escolhemos o cultivo da abóbora por ser um produto de fácil manejo e comercialização, que pode durar até 90 dias. Além disso, queremos trabalhar também com fruticultura, piscicultura e outras atividades produtivas”, reforçou Manuel Barbosa.

O coordenador lembra ainda que a intenção da Cooperativa é incentivar, os agricultores, para uma produção diversificada, na intenção de fornecer aos programas sociais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de alimentação Escolar (Pnae).


Fonte: Defesa Agência de Notícias


Notícias relacionadas



Publicidade