Instituto de Engenharia lança rede logística para desafogar gargalos do agronegócio

Publicado em: 27 outubro - 2016

Leia todas


O centenário do Instituto de Engenharia de São Paulo foi comemorado em 24 de outubro, com evento na Assembleia Legislativa paulista, ocasião em que o instituto anunciou um plano de logística para desafazer gargalos e impulsionar o agronegócio brasileiro.

O presidente do Instituto, Camil Eid, lembrou da importância da engenharia na vida das pessoas, aproveitando para anunciar o lançamento de uma rede logística “pensada para desfazer os gargalos identificados no escoamento da agropecuária brasileira – encarecendo o produto do País no mercado internacional. A iniciativa inclui ferrovias – com prioridade para a Norte-Sul -, investimentos em portos e a importante ligação com modais. “O Instituto de Engenharia está com isso buscando sua inserção na 4ª revolução industrial. É a engenharia 4.0”, explicou o presidente ao falar sobre a iniciativa, que foi comemorada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que representou o governador Geraldo Alckmin.

Três decanos da engenharia brasileira foram premiados na sessão solene: Ion de Freitas, criador do curso de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP); Haroldo Jezler, organizador e presidente da Companhia Metropolitana de Água de São Paulo (atual Sabesp); e Peter Geisler, especialista em energia.

Falando em nome dos três, Geisler disse que o Instituto tem outros muitos engenheiros tão merecedores do prêmio quanto os três. “Nós homenageados sabemos que muitos outros engenheiros poderiam ter sido escolhidos. Por isso estamos os três muito honrados”, agradeceu.

Fundado em 1916, o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos e referência de confiabilidade. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes da engenharia, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, no Bairro da Vila Mariana, em São Paulo, são realizados diversos eventos, cursos, palestras e organizadas visitas técnicas com o objetivo de promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, a valorização da engenharia e o avanço científico e tecnológico do País.