Nova cooperativa é criada a partir de união entre produtores e autoridades

Publicado em: 27 maio - 2021

Leia todas


Cooperativa Agroindustrial do Vale do Arinos auxiliará produtores a melhorar comercialização de produtos, aquisição de insumos, além de expandir suas atividades. Sindicato Rural teve importante papel na constituição da cooperativa

O Sindicato Rural de Nova Mutum participou da assembleia de constituição da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Arinos, chamada Nova Coop, na última sexta-feira (21). A iniciativa deve beneficiar, inicialmente, produtores de Nobres, Rosário Oeste, Diamantino, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato e Nova Mutum.

A cooperativa é formada por 25 pequenos e médios produtores rurais de Nova Mutum, atuantes em diversas atividades, como a pecuária de corte, avicultura e fruticultura. O grupo unirá seus esforços para melhorar a comercialização de seus produtos, a aquisição de insumos em conjunto, além de também expandir suas atividades para novas cadeias produtivas e na industrialização das produções.

O sindicato teve papel essencial na constituição da cooperativa, cedendo espaço físico, apoio logístico de pessoal, apoio jurídico e construiu a ponte com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Os primeiros associados têm experiência em associativismo, cooperativismo e integração agropecuária. Está no DNA a cooperação e isso traz segurança e solidez para a implementação do negócio” explicou o presidente do sindicato, Emerson Zancanaro.

Com a criação da Nova Coop, os produtores poderão comprar em conjunto com custo mais barato, vender também em conjunto e ter maior poder de negociação, diversificar novas cadeias produtivas, buscar novas tecnologias e formação profissional dos seus associados e familiares.

“Essa cooperativa vai resgatar esses produtores em potencial, que mesmo em áreas menores, possam ter a garantia da continuidade de sua sustentabilidade”, ressaltou o vereador Osmar Isoton, um dos pioneiros a incentivar a criação da Nova Coop.

Para este ano a cooperativa conduzirá os trabalhos de estruturação da sede, pessoal administrativo, equipe de compras de insumos e venda de produtos. Após esse período de estruturação, será aberto o quadro para admissão de novos associados, ainda nos próximos meses.

“A iniciativa surgiu da necessidade de nós, pequenos e médios produtores, de ter um novo caminho em Nova Mutum, que já é muito bem preparada, mas está voltada para grandes produtores. Já tem dois anos que estamos trabalhando para criar uma cooperativa que nos dê mais opções”, comentou José Leonardo Mailto, eleito diretor-presidente da Nova Coop.

“Nossa cidade está em pleno crescimento e, além das grandes culturas e criações, que são o carro-chefe da economia local, temos centenas de pequenos e médios produtores, que devem aproveitar as oportunidades vindas à frente. A Nova Coop trará união de esforços produtivos, novos negócios, rentabilidade, e vai impulsionar ainda mais o progresso de nossa cidade”, finalizou Zancanaro.


Fonte: PowerMix


Notícias Relacionadas:



Publicidade