Parceria de cooperativa permite melhorias em canaviais e renovação no cultivo de soja

Publicado em: 09 janeiro - 2021

Leia todas


Melhorias de manejo para agricultores nos canaviais e a renovação de áreas de cultivo de soja estão entre os temas preferenciais de projeto desenvolvido pela cooperativa Cocamar, em parceria com usinas de cana de açúcar, pela qual são selecionados produtores com melhor qualificação profissional para participar do projeto, iniciado em 2017.

Um exemplo é o seguro agrícola concebido pela Fairfax, modalidade que inclui – ao contrário de antes – a área de plantio pós-cana na apólice de seguro da atividade, o que “permite atender produtores, com foco na renovação da cana”. Para esta safra, a previsão é de pelo menos 20 mil hectares já contem com o seguro total.

Evidenciando a importância do agronegócio para a economia, em particular, nacional, levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), relativo às últimas quatro décadas (1980 a 2020), revela que a safra de grãos aumentou 506%, enquanto a área plantada avançou 64,2% nesse período, para um salto de produtividade de 303,8%.
No caso específico do algodão em pluma, com a proximidade do final do ano, em que o foco se concentra no cumprimento de contratos já firmados, as negociações no mercado spot têm sido lentas.

No que se refere à demanda, a maior parte das empresas já teria recebido o produto para dezembro. De acordo com o informativo Cepea, verificam-se alguns fechamentos de contratos de algodão em pluma, para entrega a partir de janeiro de 2021, mas estes acabam sendo limitados pela disparidade entre os preços pedidos e ofertados. O informativo comenta que a baixa oferta de pluma, mas ainda acima da procura, tem determinada quedas de preços.


Por Marcello Sigwalt – Redação MundoCoop


Notícias relacionadas



Publicidade