Primeiro satélite brasileiro vai monitorar agricultura

Publicado em: 04 março - 2021

Leia todas


Equipamento irá captar dados para o monitoramento em todo o território nacional

O primeiro satélite produzido e operado pelo Brasil também irá atuar na agricultura. O Amazônia 1 foi lançado no dia 28 de fevereiro por um foguete na Índia e tem o objetivo de observar e monitorar o desmatamento da região amazônica. Entre suas funções está incluso o monitoramento da agricultura em todo o território nacional, além de informações sobre a ocorrência de problemas ambientais.

O satélite foi construído pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com a Agência Espacial Brasileira, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Para o chefe geral da Embrapa Territorial e titular da Academia Nacional de Agricultura da SNA, Evaristo de Miranda, o Amazonia 1 “representa uma conquista relevante para o País, sendo o primeiro satélite imageador (de captura de imagens) 100% brasileiro, e de alcance planetário”.

O Amazonia 1 foi programado para gerar imagens a cada cinco dias e também poderá fornecer dados de um ponto específico, em uma área agrícola, por exemplo, em dois dias. Com seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, o satélite será capaz de monitorar uma faixa de cerca de 850 km com 64 metros de resolução temporal.

Segundo o instituto de pesquisas, o novo satélite irá permitir ainda a observação da região costeira do Brasil, dos reservatórios de água e das florestas.

Ele foi colocado em uma órbita em sincronia com a do Sol, viajando a 27 mil km/h e levando 100 minutos para dar uma volta ao redor da Terra. Em seu trajeto, o satélite será capaz de fotografar qualquer lugar do planeta, sendo que essas imagens serão registradas em alta resolução. Algumas dessas imagens já foram geradas.


Fonte: Agrolink


Notícias Relacionadas:



Publicidade