Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences treina mais de 200 profissionais em campos de produção de sementes

Publicado em: 17 agosto - 2016

Leia todas


O Programa de Aplicação Responsável, que integra os projetos de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, foi desenvolvido com o intuito de promover a responsabilidade durante a aplicação de defensivos agrícolas e garantir a sustentabilidade do agronegócio.

Realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, apenas em 2016 o programa treinou 220 profissionais envolvidos na produção de sementes, passando por 12 cidades de 4 Estados, entre eles, Minas Gerais, Bahia, Goiás e São Paulo.

“O objetivo do Programa de Aplicação Responsável é fornecer àqueles que lidam com o manuseio de produtos fitossanitários conceitos de boas práticas agrícolas e formas de aplicação mais eficientes, com práticas de suavização de impactos ao meio ambiente”, comenta a coordenadora de Boas Práticas Agrícolas para Sementes e Biotecnologia da Dow AgroSciences, Ana Catarina Correa. “Considerando os desafios na produção sementeira e consciente do seu compromisso com a sustentabilidade dos processos ao longo de toda cadeia de produção, a empresa defende a qualidade e segurança na aplicação de defensivos também nos campos de produção de sementes”, complementa.

Durante os treinamentos práticos, todos os participantes têm contato com o Simulador de Deriva, equipamento desenvolvido pela Dow AgroSciences, em parceria com a Unesp, e que possibilita simular condições reais de vento e tamanhos de gota das aplicações. Dessa forma, é possível visualizar o efeito do uso de cada tipo de equipamento – ponta e pressão de trabalho, de acordo com a velocidade do vento no momento da aplicação.

Além dos campos de produção de sementes, o programa também é voltado para culturas de soja e milho, cana-de-açúcar, hortifruti e agricultura familiar. A meta planejada para 2016 prevê 250 treinamentos com capacitação de cerca de 5 mil agricultores, técnicos e operadores de pulverizadores e será realizado até o final de novembro deste ano, em todas as regiões do Brasil. O investimento em tecnologia e educação está dentro dos objetivos da empresa que foca na importância dos treinamentos para a capacitar e disseminar as melhores recomendações por meio de práticas integradas em todas as etapas do processo de cultivo e produção.

Para demonstrar o processo de forma didática, a Dow AgroSciences produziu um vídeo com os pesquisadores da Unesp. Assista:

https://youtu.be/W9au09HABYA