Projeto Sanitarista Júnior visita horto do CDC

Publicado em: 15 junho - 2016

Leia todas


Estudantes do 5º e 7º anos da EMEB Arizona, de Jacinto Machado (SC), participantes do Projeto Sanitarista Júnior ­– desenvolvido pela Cidasc, em quatro escolas da Regional de Criciuma (SC) – visitaram o horto de plantas bioativas do CDC – Campo Demonstrativo Cooperja, mantido pela Epagri, Pastoral da Saúde de Jacinto Machado e Cooperja.

Durante as etapas do Projeto, os estudantes aprendem sobre defesa sanitária animal e vegetal; qualidade de vida; alimentação segura e saudável; meio ambiente; zoonoses e uso consciente de defensivos agrícolas. “Percebemos que os alunos envolvidos com o Projeto, são disseminadores das informações repassadas em sala de aula para seus pais, familiares e conhecidos, por estarem em fase de formação estão mais receptivos.

Os alunos estão mais conscientes e buscamos consolidar os conhecimentos, através do trabalho de Educação Sanitária nas escolas. Utilizamos o Projeto como como forma de reeducação e valorização do campo, já que a maioria deles, vive no meio rural e está diretamente ligada à agricultura, declara a Técnica Agropecuária da Cidasc, Valdirene De Noni. “Vocês são propagadores do conhecimento que estão recebendo aqui, hoje. Além de aprender, vocês também tem a oportunidade de repassar o que estão aprendendo para as suas famílias”, destaca a diretora da escola, Cristiane Mezzari Tonetto.

A extensionista da Epagri de Jacinto Machado, Aline Hahn Fernandes, falou sobre o trabalho desenvolvido, como funciona o horto e de que foram estão organizadas as parcerias envolvidas com o tema. “Realizamos muitas trocas de experiências e participamos de vários eventos, com o objetivo de repassar o conhecimento das antigas gerações para as mais novas. Temos no horto um relógio do corpo humano, de acordo com a medicina chinesa, que tem grande destaque entre os visitantes que procuram saber mais sobre seu funcionamento. O Horto também é organizado em forma de mandala”, explica Aline.

Após a visita, os alunos estão programando a confecção de uma horta suspensa, com plantas e temperos. Antigamente a escola possuía uma horta comunitária, que precisou ser desativada para dar continuidade ao projeto de ampliação do colégio.



Publicidade