SAA inicia atualização do Lupa 2016/2017

Publicado em: 19 agosto - 2016

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A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo deu início à atualização da base de dados do Levantamento Censitário das Unidades Agropecuárias do Estado de São Paulo (Lupa), no ano agrícola 2016-2017, para debater ações estratégicas da atividade.

O grupo de trabalho responsável pelo levantamento é formado por funcionários da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e foi criado, por meio da Resolução SAA nº 48, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no dia 30 de julho de 2016.

A meta desta terceira edição do levantamento é fornecer um amplo quadro da agropecuária paulista, retratando as áreas dos estabelecimentos rurais, ocupação do solo, as tecnologias empregadas numa investigação de como vive o agricultor, incluindo grau de instrução e o acesso aos programas do Governo do Estado.

“A atualização do Lupa garantirá mais agilidade e precisão para atender as diretrizes do governador Geraldo Alckmin: apoio ao pequeno produtor e à agricultura familiar; saudabilidade dos alimentos; incentivo à pesquisa e ao conhecimento, e agricultura harmônica com o meio ambiente”, disse Arnaldo Jardim, titular da pasta.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria, que atua na Cati, Antônio José Torres, afirmou que a nova etapa do Lupa foi planejada estrategicamente para coincidir com o início do ano agrícola, para medir o resultado final da última safra. “Isso nos possibilitará fazer um comparativo entre os anos agrícolas, além de possibilitar uma retratação mais precisa”, disse.

Tecnologia agregada

A novidade para esse ano será a utilização de Personal Digital Assistants (PDA), que são computadores de dimensões reduzidas que atuam como organizadores eletrônicos ou agendas portáteis de planejamento diário capazes de compartilhar informações com computadores. Esses aparelhos carregarão informações anteriores, que serão atualizadas, em tempo real, pelos técnicos da Cati.

De acordo com o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, João Brunelli Junior, a Cati adquiriu 650 aparelhos com recursos do projeto. “Os PDAs serão distribuídos entre os 40 Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) para que sejam feitas as apurações”, disse.

Esse recurso tecnológico, de acordo com Brunelli, possibilitará maior confiabilidade na apuração das informações, que serão criptografadas e enviadas para uma base de dados da Coordenadoria para fazer a depuração e consolidação das estatísticas junto ao IEA. “Essa relação de confiança entre o produtor rural e técnicos extensionistas da Secretaria garante maior agilidade e precisão na busca das informações das Unidades de Produção Agropecuária (UPAs)”, comentou.

Outra novidade tecnológica será o acompanhamento, em tempo real, das etapas. Conforme os técnicos enviam as informações à Cati, o sistema fará a atualização por EDR. Assim, os extensionistas poderão fazer uma determinada área de atuação e ter uma previsão do andamento do processo”, comentou Torres, frisando que cada um dos 40 EDRs terá um coordenador para gerenciar as atividades de sua respectiva região, equipes, recursos, e atualização semanal das informações.

O Lupa é uma fotografia do momento da agricultura e pecuária paulista. Sua pesquisa abrange diversas áreas do setor. Com os resultados, é possível fazer um planejamento, corrigindo falhas, fornecendo informações sobre novas tecnologias, passando por questões econômicas, como preço dos alimentos e balança comercial, além de abordar temas relacionados à sustentabilidade, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), por exemplo, até a agricultura familiar.

Além disso, o levantamento implicará a adoção de critérios para a distribuição do ICMS entre os municípios, assim como desenvolver políticas públicas voltadas ao planejamento, ao financiamento e ao seguro da produção e constituir a base nas políticas agrícolas do Estado.

Foto: João Luiz (Crédito: João Luiz/ComunicaçãoSAA)



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