Senar/SC promove mais de 350 cursos gratuitos em outubro

Publicado em: 03 outubro - 2016

Leia todas


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece, de maneira totalmente gratuita, aos produtores catarinenses 359 cursos durante o mês de outubro, devendo capacitar mais de 5.700 empreendedores em todo o território catarinense.

Entre os treinamentos oferecidos na região Norte está o de bovinocultura de corte em Major Vieira nos dias 03 e 04 e o de processamento de carne suína em Irineópolis nos dias 06 e 07. O município de Araquari terá, nos dias 10 e 11, a capacitação em tratamento de madeira. De 17 a 19 ocorre o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos, em Canoinhas. Nos dias 20 e 21 acontece em Itaiópolis a qualificação em derivados de leite. O treinamento em formas associativas no meio rural está marcado para os dias 24 e 25, em Campo Alegre.

No Vale do Itajaí acontecerá nos dias 03 e 04 o curso de culinária de peixes e frutos do mar, em Navegantes. Nos dias 10 e 11 o município de Jaraguá do Sul terá o treinamento de produção caseira de massas para congelamento. No mesmo período ocorrerá, em Ituporanga, a capacitação de criação de abelha rainha. Imbuiá terá, nos dias 13 e 14, o curso de processamento de carne suína e Agrolândia, nos dias 26 e 27, o de primeiros socorros. No final do mês Atalanta contará com o curso de fruticultura nos dias 26 e 27.

A região Sul receberá nos dias 04 e 05, o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos, em Capivari de Baixo. No dia 10 acontecerá em São Martinho o treinamento de emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) e nos dias 10 e 11 a capacitação em processamento de carne de frango, em Balneário Arroio do Silva. O município de Urussanga contará com a qualificação de bordado com patchcolagem de 17 a 19 de outubro. De 24 a 28 ocorrerá em Praia Grande, o curso de rédeas e nos dias 27 e 28 o treinamento de manejo de colmeia em Turvo.

O Leste de Santa Catarina contará com o treinamento de turismo rural com a utilização dos recursos naturais nos dias 13 e 14, em Santo Amaro da Imperatriz. Nos dias 17 e 18 o município de Florianópolis terá o treinamento de operação e manutenção de roçadeiras. De 17 a 19 acontecerá, em Angelina, a capacitação de bordado com patchcolagem. Entre os dias 19 e 21 Palhoça contará com o curso de produção caseira de pães e biscou. Nos dias 25 e 26 Anitápolis receberá a qualificação em produção de pólen apícola e nos dias 31 de outubro e 1º de novembro Paulo Lopes terá o treinamento de inclusão digital rural.

Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinenses são o de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores em Urupema, de 03 a 05 de outubro. Nos dias 06 e 07 o município de Cerro Negro terá o treinamento de cultivo de plantas medicinais. São José do Cerrito contará com a capacitação de inclusão digital rural nos dias 10 e 11. Em Frei Rogério acontecerá o curso de jardineiro nos dias 13 e 14. Nos dias 20 e 21 Bom Jardim da Serra receberá o treinamento em turismo rural voltado para acolhida no meio rural. De 24 a 27 ocorrerá o curso de artesanato em tear com lã de ovelha, em Correia Pinto.

O Meio Oeste terá a qualificação de casqueamento e ferrageamento de equídeos em Catanduvas nos dias 10 e 11. Nos dias 13 e 14 acontecerá, em Capinzal, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. No mesmo período Caçador receberá o treinamento de comercialização na propriedade rural. Campos novos contará com a capacitação em organização da propriedade rural nos dias 17 e 18. No período de 17 a 21 ocorrerá, em Vargem Bonita, o curso de doma racional de equídeos. Salto Veloso contará com o treinamento de gestão ambiental na produção de leite no dia 27.

Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão a de inseminação artificial em suínos no município de Concórdia. Nos dias 18 e 19 Xanxerê terá o curso de meliponicultura. Ipumirim contará com o treinamento do programa 5S no dia 19. Nos dias 20 e 21 acontecerá, em Guatambu, a qualificação em aproveitamento integral de alimentos e no mesmo período Faxinal dos Guedes receberá o curso de empreendedorismo rural. Em Ipuaçú ocorrerá com o treinamento de operação e manutenção de ordenhadeiras nos dias 27 e 28.

A região Extremo Oeste receberá o treinamento de bordado em chinelos nos dias 10 e 11 em São Lourenço do Oeste. Nos dias 13 e 14 Guaraciaba terá o curso de inclusão digital rural. Dia 18 acontecerá a capacitação em proteção de nascentes no município de Modelo. Em Novo Horizonte está marcada a qualificação em gestão da propriedade rural de 19 a 21. No dia 21 também ocorrerá o curso de controle de qualidade no transporte do leite em São José do Cedro. Nos dias 24 e 25 Palma Sola contará com o treinamento em educação ambiental.

Outros treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município



Publicidade