Trabalhadores rurais produzem 70% do alimento

Publicado em: 25 maio - 2021

Leia todas


Data marca o Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural

Neste dia 25 de maio é comemorado o Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural. A data foi instituída pelo decreto de lei 4.338, de 1º de maio de 1964 em homenagem ao dia do falecimento do deputado federal Fernando Ferrari , um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte do parlamentar se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.

O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Em 2013, calculava-se que 15,2 milhões de pessoas exercessem atividades ligadas ao campo. Essas ocupações estão em declínio com a mecanização, os baixos salários e a falta de oportunidades no setor. No último levantamento do Censo Agropecuário, de 2017, estimava-se que já eram 17,3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras ocupados(as) em estabelecimentos agropecuários.

Eles têm a nobre missão de produzir cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Grãos, frutas, hortaliças, proteínas, bebidas, geleias, entre muitas outras opções. Com território de 851,487 milhões de hectares, o Brasil tem um total de 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,289 milhões de hectares, ou seja, cerca de 41% da área total do país.

Nesse momento de pandemia e com o aumento da fome no país, a produção de alimentos é um dos serviços essenciais, é estratégica para a garantia da soberania e segurança alimentar. “Estamos na luta, desde o início da pandemia, para que sejam aprovadas medidas emergenciais para garantir investimentos na produção de alimentos saudáveis e auxílio emergencial para trabalhadores e trabalhadoras rurais. Mas, o que vemos, é a falta de reconhecimento e de prioridade com uma categoria tão importante, inclusive para a superação da pandemia e da fome”, destaca o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos.

Viva os trabalhadores e as trabalhadoras rurais!


Fonte: Agrolink


Notícias relacionadas



Publicidade