Plano do Matopiba vai atender 4 mil produtores na Bahia

Publicado em: 22 maio - 2015

Leia todas


 Quatro mil produtores baianos serão atendidos pelo Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançado em 15 de maio, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Entre as prioridades estão oferta de assistência técnica mensal nas propriedades rurais e a realização de cursos de capacitação e qualificação dos produtores, a fim prepará-los ainda mais para a gestão no campo.

Por ocasião do lançamento do Plano, a ministra Kátia Abreu também anunciou a doação de nove tratores aos municípios baianos e a aquisição, pelo Ministério da Agricultura, de uma perfuratriz e de um caminhão que ficarão à disposição da Superintendência Federal de Agricultura da Bahia.

Durante a solenidade, os prefeitos baianos ainda assinaram um termo de adesão às metas que vão compor o programa nacional voltado à ampliação e o fortalecimento da classe média rural. 

O Matopiba abrange 337 municípios e 31 microrregiões, num total de 73 milhões de hectares, nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O principal critério de delimitação territorial foi embasado nas áreas de cerrados existentes nos quatro estados.

O segundo critério foram os dados socioeconômicos.

O Maranhão ocupa 32,77% de todo o território do Matopiba, com 23,9 milhões de hectares em 135 municípios. O Tocantins tem 37,95% da área, com 27,7 milhões de hectares e 139 municípios. Já o Piauí representa 11,21%, tem 8,2 milhões de hectares e 33 municípios, e a Bahia ocupa 18,06% da área, com 13,2 milhões de hectares e 30 municípios. A proposta de delimitação foi feita pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE), da Embrapa.

 

thumb-210418-fazenda-resized