Café e Cooperação! – Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação da Unicred União

Publicado em: 14 abril - 2021

Leia todas


Dia 14 de abril comemora-se o dia do internacional do café, uma das bebidas mais adoradas do mundo.

Não se sabe exatamente de onde surgiu essa data, tampouco é oficial. Mas, por se tratar de um produto tão amado e consumido por muitos, os países criaram suas datas nacionais além dessa internacional, que a cada ano se fortalece mais.

E nós, brasileiros podemos nos orgulhar. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. E ele é a segunda mercadoria mais importante para a economia mundial, ficando atrás apenas da soja. (Dados da Fundação Instituto de Administração) Solo fértil esse nosso, não é mesmo?

A empresa que nos apoia na gestão das Redes Sociais e assessoria de imprensa, Vigia Comunicação, sugeriu uma ação de envolvimento da equipe e cooperados, com as Redes Sociais e com esse protagonista de hoje, que segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC é consumido por 9 a cada 10 brasileiros maiores de 15 anos.

Bom… Mas, o ponto central desse artigo não é exatamente o café. Mas, algo com características parecidas: O ENGAJAMENTO DAS PESSOAS COM O COOPERATIVISMO.

Hoje quando começamos ver a participação dos colaboradores, envolvimento dos cooperados e registros desse momento, mais uma vez ficou claro o quão conectado cada integrante do time é com as propostas realizadas pela cooperativa. Conversávamos sobre isso quando, o Jornalista e parceiro da Unicred União Edgar Gonçalves Jr. fez o seguinte comentário: “Esse é um verdadeiro patrimônio: a mobilização do time.

Essa fala dele fez tanto sentido para mim, que ficou impossível não parar uns minutos para escrever sobre a força, intensidade e energia da união que o cooperativismo promove.

Sabemos que força, intensidade e energia são atributos desse grão tão amado também. E são características presentes nos ambientes, pessoas e nas equipes de cooperativas espalhadas pelo mundo todo.  Esse valor tão presente é uma conquista de todos… Presidentes, conselheiros, diretores, gestão de pessoas, gestores, colaboradores, estagiários, cooperados, parceiros… Todos! Cada um que participa, constrói a UNIÃO e como disse o Edgar, consolida esse patrimônio cultural.

O Cooperativismo em si tem propósitos também relacionados com essas características que só as pessoas são capazes de gerar. Inclusive entre o café e o cooperativismo existe uma conexão muito real. Dados mostram que 48% da produção nacional de café é responsabilidade das Cooperativas. No Brasil, existem 97 cooperativas de café registradas na OCB – Organizações das Cooperativas Brasileiras, e a grande maioria dos produtores faz parte de associações ou cooperativas.

Pessoas fazem o cooperativismo. Pessoas geram mobilização e engajamento.                            Faço parte de cooperativas a mais de 12 anos, e em todas os ciclos da minha trajetória profissional até o momento percebo um ambiente motivador, construído por pessoas que inspiram uma as outras e apaixonadas pelo cooperativismo.

Assim como, o café é um importante patrimônio cultural da nossa nação, a mobilização e engajamento se transformam cada vez mais em marca registrada do cooperativismo. Isso porque, além de apoiar projetos estratégicos, oferecer soluções para cooperados e gerar resultados, essa união de pessoas transforma comunidades e impacta o mundo.

Café, União e Cooperação!


*Por Maysse Paes Honorato, Head de Comunicação da Unicred União



Publicidade