Decidir certo em tempos incertos – Mário Donadio é Sociólogo, Educador e Professor de Pós Graduação em Psicologia Organizacional

Publicado em: 09 dezembro - 2021

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Uma cooperativa conhece as vantagens de integrar recursos e esforços para alcançar e potencializar objetivos comuns e pode transferir essa experiência estimulando relacionamentos que levem à intercooperação não apenas de suas cooperadas e associadas, mas também de clientes e fornecedores. Ela pode agir na constelação das empresas do seu ambiente de negócios para ajudá-las a tomar decisões mais acertadas nestes tempos de tanta volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade; este Mundo V.U.C.A. como é chamado na literatura especializada. 

O que todo empresário cooperado quer, especialmente os de pequenas e médias empresas, é perpetuar os seus negócios. Pode estar inseguro quando à melhor estratégia para garantir seus resultados medidos em termos de receitas, lucro, geração de caixa. Sabe que sua participação no mercado e satisfação dos clientes são bons indicadores de que estes resultados virão. Para gerar margens trabalha na redução dos custos. Cuida para ter um bom quadro de colaboradores qualificados, um fator importante para garantia de sucesso. 

O bom controle dos processos técnicos e administrativos reduz os custos gerando boas margens; esta empresa cooperada tem o corpo saudável.  Seus dirigentes compreendem as naturais incertezas do ramo onde atuam, sabem fazer as melhores escolhas estratégicas para seu negócio; esta cooperada tem uma mente inteligente.  

Uma cooperativa, entretanto, pode fazer muito mais para ajudá-las nas decisões certas: o mais importante é que alma delas esteja impregnada também dos Princípios Cooperativistas, especialmente: interesse pela comunidade, intercooperação, educação, formação e informação. A chave é mudar o paradigma da Velha Economia que ensinava que os lucros são resultados simples de aumentar a receita e cortar custo. Decidir certo nestes tempos incertos é compreender que há uma fórmula mais eficaz da Nova Economia: Riqueza será obtida se tivermos clientes fidelizados e colaboradores comprometidos.  

Uma cooperativa tem a responsabilidade social de fazer prosperar o ambiente onde atua, integrando as empresas cooperadas em seu mercado de forma transformar a cultura de seus negócios. Esta contribuição deve ser mais abrangente do que prover subsídios técnicos ou financeiros, ela precisa investir para que sejam desenvolvidas as competências das lideranças, aperfeiçoado o relacionamento interpessoal de suas equipes, enriquecida a comunicação com seus clientes.  

Jack Welch, eleito em 2000 o mais importante executivo do milênio, respondeu a uma jornalista que o provocara com uma pergunta sobre “O que faz um presidente quando seus diretores sabem tudo e a empresa é próspera e anda por si só”? Ele respondeu o que já escrevera em dezenas de seus livros, agora de um modo poético: “Dizem que líder é aquele que leva a empresa na direção de uma estrela; eu digo mais, um líder inventa uma estrela para inspirar as pessoas!” 

Não só o presidente de uma cooperativa, todas as lideranças podem inventar uma estrela inspiradora, estabelecendo canais de informação com as empresas cooperadas, formando empresários com habilidades integradoras, transformando a cultura através da educação. Mais do que um bom administrador, ser um líder visionário, fazer diferença na comunidade. 

Ampliar os resultados econômicos e financeiros de associados, clientes e fornecedores transformando-os em parceiros de negócio beneficiará também a prosperidade da cooperativa, porém o maior ganho será cumprir sua responsabilidade social contribuindo para desenvolver uma comunidade mais ética, humana e próspera. 


*Mário Donadio é Sociólogo, Educador e Professor de Pós Graduação em Psicologia Organizacional



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