Equidade de gênero na liderança cooperativista – Delbora Machado é diretora executiva da Únilos Cooperativa de Crédito

Publicado em: 16 agosto - 2021

Leia todas


O protagonismo feminino em cargos de liderança vem crescendo dentro das cooperativas. No Sistema Ailos, no qual a Únilos faz parte, dos 570 líderes distribuídos entre Central e Cooperativas Singulares, cerca de 45% são mulheres.

Só no último ano, 46 colaboradoras foram promovidas ou contratadas para liderar equipes, e isso representa 52% das vagas preenchidas neste mesmo período.

Já na Únilos temos 70% de mulheres em cargos de liderança, incluindo as Diretoras Administrativa e Executiva. Destas, 45% são mães que equilibram suas vidas profissionais com a pessoal e familiar, justamente pelos princípios cooperativistas oferecerem espaços mais democráticos e humanos, tornando natural que as mulheres encontrem aqui um lugar de acolhimento, nos quais possam participar e evoluir, assim como os colegas homens.

A equidade é um dos valores do cooperativismo que tratamos de praticar todos os dias, mas apesar de termos uma base forte feminina, ainda há um longo caminho pela frente para conquistar espaços na alta governança. É preciso que a sociedade como um todo mude sua postura e esteja aberta a participar desta desconstrução em relação ao que as mulheres são capazes de realizar.

Inclusive, nós mesmas precisamos nos conscientizar e acreditar que cada indivíduo possui suas características genuínas e individuais, seja homem ou mulher. Independentemente de gênero, as habilidades adquiridas na formação profissional de cada um sempre vão criar líderes de diferentes perfis. E que as mulheres possam cada vez mais tornarem-se referência de uma liderança compatível com seus ideais.

É fato que as mulheres precisam ainda se esforçar mais para receberem a valorização merecida no mercado atual. Nas entrevistas de emprego ou promoções, na maioria dos casos, ainda ficam em desvantagem, mesmo tendo as mesmas qualificações do candidato homem.

Mas aos poucos, apoiando umas às outras e contando também com o apoio masculino, as mulheres vão ganhando espaço. Praticando uma liderança com conhecimento, leveza e firmeza vamos fortalecendo nossa representatividade, recebendo mais apoio, ganhando mais oportunidades e tendo nossa voz valorizada.


*Delbora Machado é diretora executiva da Únilos Cooperativa de Crédito



Publicidade