Os desafios de 2021 fortaleceram o Cooperativismo de Crédito – Moacir Krambeck é Presidente da Confebras

Publicado em: 21 dezembro - 2021

Leia todas


O Cooperativismo de Crédito comemora grandes conquistas em 2021, mesmo diante de um cenário tão desafiador. As nossas cooperativas debruçaram-se sobre as necessidades dos associados com grande oferta de crédito, advindo do Pronampe, e inovaram ainda mais, como pedem os novos tempos, em tecnologias e processos digitais, atendendo à expectativa do Open Banking, entre outras, sinalizadas pelo Banco Central. A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, como representante do setor, deu sua contribuição ao segmento de inúmeras formas: promoveu eventos digitais, lançou novas funcionalidades na plataforma BureauCoop e organizou webséries e webinars, além de promover os nossos escritores com lançamentos editoriais pela Editora Confebras. E se fez presente nas principais iniciativas voltadas a desenvolver a cidadania financeira, alicerce para as futuras gerações. Tudo dentro do seu propósito e seguindo os princípios cooperativistas. 

Tivemos programações e, em meio a elas, temas que demonstraram a nossa visão a respeito de tudo que nos fortalece. Iniciamos 2021 com os depoimentos de várias lideranças femininas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, na websérie especial ConectCoop, trazendo visões para uma sociedade plural. Na Semana do Meio Ambiente, em junho, divulgamos diversas ações e projetos para a preservação ambiental realizados pelas filiadas. Em novembro, o Dia da Consciência Negra foi marcado por uma mensagem inspiradora e em defesa de uma sociedade mais igualitária, de autoria da líder cooperativista norte-americana, Stacey Walker, do Conselho XCel Cooperativa de Crédito Federal. 

Por outro lado, um dos projetos mais relevantes dos últimos anos, de trazer informações tratadas e atualizadas do Cooperativismo de Crédito, com base em dados do Banco Central do Brasil, finalmente ganhou novas funcionalidades no mês de abril. Estou me referindo ao BureauCoop, ferramenta de Business Intelligence da Confebras, que passou a contar com um painel interativo mais intuitivo e dinâmico, sendo hoje base de pesquisa fundamental para agentes do setor, acadêmicos e imprensa. 

Já o evento mais esperado do ano chegou para fazer diferença na vida dos nossos cooperativistas. O 13º Concred Digital, reuniu, em agosto, mais de 2 mil e 800 inscritos e especialistas de peso numa proposta focada em quebrar paradigmas, repensar a economia, a sociedade e o papel do setor em um mundo em profunda e constante transformação. Os congressistas puderam acompanhar, em meio à programação, o painel dos Sistemas, que reuniu nossas lideranças, em um significativo debate a respeito do assunto do momento – ESG (Ambiental, Social e Governança, em português). Também durante o Congresso, pudemos compartilhar a visão do Banco Central sobre o PIX, uma inovação que permitiu a milhões de brasileiros, inclusive das nossas cooperativas, a realização de transações financeiras de maneira muito mais simples e democrática. Uma das inovações do Congresso foi o lançamento do Espaço Integração Juventude, totalmente gratuito, trazendo música e abordagens dinâmicas para tratar de temas importantes para os jovens como dinheiro e o futuro do trabalho. Encerrando a edição histórica, o ex-técnico das seleções brasileira feminina e masculina de vôlei, Bernardinho, trouxe importantes lições e dicas práticas na palestra “Estratégia e Motivação”. 

Em julho de 2021, também apoiamos as tradicionais atividades das cooperativas para o Dia C, de Cooperar, que levaram informação e engajamento aos filiados e à comunidade em todo o Brasil. Já no dia 21 de outubro, o mundo inteiro celebrou o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), pautado sob o tema “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”. A Confebras decidiu promover uma série de ações, entre elas webinars e websérie, para antecipar a celebração, e trazer o debate ao universo de cooperados do SNCC, hoje representado por mais de 13,5 milhões de brasileiros. Outra ação com o mesmo viés – de promoção do uso adequado do dinheiro – foi a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece anualmente por iniciativa de várias instituições públicas e que atrai a participação das cooperativas de crédito. A Confederação se fez presente com o projeto CooperaEduca em Casa – adaptado durante a pandemia para o formato exclusivamente virtual-, voltado para o público dos 6 aos 12 anos com jogos, vídeos e outras atividades lúdicas. O projeto já atingiu mais de 80 mil crianças e pré-adolescentes.  

De outra parte, a Confebras não se furtou de representar o Cooperativismo Financeiro e defender a mobilização para a inclusão da Emenda nº 8 no texto da PEC 110/2019, o chamado Ato Cooperativo. A mobilização tem o objetivo de tornar justa a tributação das sociedades cooperativas. 

Por fim, precisamos reconhecer que nos despedimos de 2021 mais fortalecidos e conscientes do papel relevante do ramo Crédito, fundamental na teia cooperativista brasileira. Estamos prontos para 2022, que marcará a edição híbrida do 14º Concred e será o momento de reencontrar toda a família cooperativista. Aproveitamos este momento também para desejar a todos e todas um Natal pleno de paz, harmonia e saúde. Juntos e unidos, somos mais fortes! 


*Moacir Krambeck é Presidente da Confebras



Publicidade