13º Concred Digital: inovação e economia são destaques no segundo dia do evento

Publicado em: 20 agosto - 2021

Leia todas


Após a abertura na noite de quarta, o 13º Concred Digital começou nesta quinta a trazer para o palco digital seus quase 40 convidados. Dividindo experiências e conhecimento com o público, os palestrantes puderam ouvir um pouco sobre quais tendências devem tomar conta do ramo crédito e do Brasil nos próximos anos. 

Entre os destaques do dia, esteve a participação de Ligia Zotini Mazurkiewicz. Durante sua palestra “Um dia em 2037: o futuro é agora”, ela falou sobre as transformações do mercado de trabalho, com a migração para novos modelos de relação trabalhista. Zotini destacou a importância de formar as crianças para empregos que ainda não existem, um fenômeno que acontece com as rápidas transformações vivenciadas hoje. Como ressaltou, ““todas as vezes que as tecnologias estão massivas, inventamos novas formas de existir”. 

Ligia Zotini Mazurkiewicz em sua palestra ” Um dia em 2037: o futuro é agora”

Revolução no sistema bancário 

A seguir, o Concred Digital trouxe ao público um painel com os bancos cooperativos. O bate-papo contou com a participação de César Bochi, diretor executivo de Administração do Sicredi e Marco Almada, diretor-presidente da diretoria executiva do Bancoob. Com mediação de Luiz Lesse, vice-Presidente da Confebras, a conversa falou sobre “A Inovação em Meios de Pagamento e o Open Banking”. 

Com as transformações dos últimos anos, e principalmente durante a pandemia, um novo sistema bancário está em vigor. Almada iniciou sua fala destacando o cenário de oportunidade que as cooperativas possuem no momento. “Esse é um momento muito rico para as cooperativas. E elas precisam estar de olho para que essa transformação no sistema financeiro não tire elas do jogo”, afirmou. Bochi, por sua vez, completou destacando a revolução atual no sistema bancário, representada pelo PIX e por outras ferramentas. 

Após isso, os convidados foram chamados a refletir sobre os desafios desse novo mercado financeiro. Almada ressaltou que, neste novo cenário, as cooperativas devem se atentar às novidades do mercado, para que os cooperados tragam para dentro das cooperativas estas novas ferramentas. Contudo, ele não deixa de falar que, com essa mudança, velhos processos deverão ficar na no passado. ““Parte do nosso modelo de negócios vai cair e vai surgir um novo modelo muito mais moderno e arrojado. O grande desafio de cada líder cooperativista hoje é entender o fenômeno e não perder as oportunidades”, contou. 

Na sequência, Bochi compartilhou um pouco de sua visão sobre as mudanças com o open banking. Com a fase de compartilhamento de dados se iniciando na última semana, é esperado uma transformação constante nas próximas semanas. “Vamos passar por duas faces do Open Banking. A primeira é o compartilhamento de dados. A segunda é a iniciação de pagamentos. Ou seja, nós como cooperativa vamos liberar o acesso do associado na conta corrente para outros aplicativos. Então vou poder fazer um Pix pelo Whatsapp para outras instituições através da conta da cooperativa? Sim!”, afirmou. 

Já no final do painel, Almada e Bochi fizeram questão de chamar a atenção do público para os pontos onde as cooperativas deverão se atentar durante essa mudança. Entre eles, Almada e Bochi destacaram que será preciso se desvencilhar de velhos hábitos, assim como facilitar a tomada de decisão, para que as coops não percam o ritmo da mudança. ““As cooperativas não podem demorar para decidir e entrarem na fase de compartilhamento. O open banking é muito grande então temos que pensar como tirar vantagem dos valores por ser uma cooperativa e qualificar a oferta”, concluiu Bochi. 

Outros destaques 

Além dos destaques citados, o segundo dia do 13º Concred Digital ainda contou com outras palestras e programações: Gustavo Loyola e Luis Artur Nogueira falaram sobre o mundo financeiro pós-Covid em “A Recuperação Econômica do Brasil”; Renato Opice falou sobre os impactos da nova LGPD em “LGPD: Democracia, Inovação e Regulamentação” e Renato Mendes falou sobre a chegada da era digital nas cooperativas, durante sua explanação “Sua Cooperativa está apta a navegar no implacável mar digital?”. 

Realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, o 13º Concred Digital é organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). Para saber o que aconteceu no primeiro dia do evento, acesse o link.

A MundoCoop é a mídia oficial do 13º Concred Digital!


Por Redação MundoCoop



Publicidade