Com foco na educação financeira, instituição cooperativa oferece soluções para planejar ano

Publicado em: 24 janeiro - 2022

Leia todas


Além de produtos e serviços com taxas menores que as praticadas no mercado, instituição financeira cooperativa promove e incentiva projetos que estimulam vida financeira saudável

Começo de ano é sempre uma nova oportunidade para que as pessoas façam seus planos e tracem metas para novas conquistas. Mas também pode ser um dos períodos mais apertados para aqueles que não se organizaram e acabaram gastando mais do que podiam nas festas e presentes de fim de ano. Além da temida fatura do cartão de crédito, entram no radar dos orçamentos familiares os tradicionais impostos, como IPTU, IPVA e para quem tem filhos em idade escolar, gastos com educação (matrícula e materiais).

Para a coordenadora de Desenvolvimento de Negócios Pessoa Física da Central Sicredi Centro Norte, Juliana Rodrigues, mesmo para aqueles que estão com as contas apertadas neste início de ano, ainda é possível se organizar e fazer planos para realizar sonhos e conquistas de novos bens. Segundo ela, é importante que a pessoa faça o levantamento de todas as suas dívidas, coloque tudo na ponta do lápis, organize as receitas e despesas, pois sabendo quanto é necessário para pagar as contas do mês você poderá negociar com seus credores e adequar as contas dentro do orçamento.

“Se possível, procure uma linha de crédito mais acessível, como o consignado, que possui juros menores, por exemplo, e comece pagando as dívidas com juros mais altos. Feito isso, a pessoa pode se organizar e começar a definir suas metas, separando o que é de curto, médio e longo prazos”, explica.

Nos próximos passos desse planejamento é importante que a pessoa coloque a educação financeira em prática. A educação financeira, inclusive, é uma das premissas do Sicredi, que promove e desenvolve projetos para diferentes públicos ao longo do ano com esse objetivo. “Os produtos financeiros se utilizados da maneira correta, podem apoiar na realização de sonhos como, por exemplo: Para os objetivos de curto prazo, o cartão de crédito possibilita a compra de algum bem, ou alguma viagem com antecedência sem que haja o acréscimo dos juros. Já para planejamentos mais longos, existe a opção do consórcio, que possibilita a compra de bens com taxas de administração menores e mais atrativas em longo prazo, como para a compra de um veículo ou da casa própria”, pontua Juliana.

De acordo com a coordenadora, para aqueles que já são organizados e disciplinados em poupar, o Sicredi disponibiliza produtos de investimento que atendem os mais variados perfis. “Uma alternativa para os mais conservadores, que querem rentabilidade e não gostam de se expor a riscos seria a renda fixa. Já para aqueles mais arrojados existem fundos multimercado e ações, que oferecem a possibilidade de retornos maiores do que os proporcionados pela renda fixa”, acrescenta.

Juliana lembra que cada cooperativa do Sicredi tem autonomia para trabalhar suas taxas, o que permite que a pessoa interessada possa, assim como recomendado em qualquer situação de aquisição de um bem ou produto, fazer uma pesquisa prévia antes de fechar o negócio.

Cooperação na Ponta do Lápis

Implantado em 2020, o Programa tem o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável. Por isso, leva Educação Financeira para regiões onde a cooperativa está presente, impulsionando o crescimento dos associados e das comunidades, e contribui para uma sociedade mais próspera.

O Programa se desdobra em conteúdos para diferentes públicos e tem metodologia própria apoiada nos conceitos da economia comportamental, considerando questões emocionais envolvidas na tomada de decisão e auxiliando na busca do equilíbrio financeiro.


Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro


Notícias Relacionadas



Publicidade