Cooperativa financeira Sicoob Central Unicoob atende a mais de 430 mil cooperados

Publicado em: 02 novembro - 2020

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Mais de 430 mil cooperados com direito a uma vasta gama de produtos e serviços bancários, como conta corrente, linhas de crédito ou cartão de crédito, em 18 cooperativas de sete estados brasileiros. Tudo isso e muito mais oferece a cooperativa financeira Sicoob Central Unicoob, que já nasce estruturada por um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que já presta serviços de Tecnologia da Informação (TI) a 333 cooperativas, de 650 pontos de atendimento ao cliente (agências) e 6 mil colaboradores, em 11 estados.

Como principal missão, o CSC vai disseminar, por todo o universo Sicoob Unicoob – formado por suas cooperativas filiadas – as mais modernas culturas administrativas, financeiras, de TI e de segurança. “Flexível por natureza, o CSC entende que diferentes culturas de cooperativas filiadas podem conviver de forma harmoniosa com o Sicoob Central Unicoob, onde se localiza a estrutura administrativa central”, pontua o supervisor de Infraestrutura de TI do Sicoob, João Paulo Machado Vieira, ao destacar que “uma das funções do CSC é compartilhar informações, benchmarks e processos com as cooperativas do nosso ecossistema, de maneira a promover as melhores práticas em finanças, TI e segurança”.

No momento, o Sicoob Central Unicoob dispõe de dois data centers redundantes – em Maringá e Curitiba – protegidos por soluções de segurança SonicWall, por sua vez reforçadas por firewalls de próxima geração SonicWall NSa 6650 em alta disponibilidade (HA), que atuam como o centro de centenas de VPNs seguras entre esses pontos, as agências e cooperativas. Vieira comenta que esse movimento se deve ao ‘extraordinário’ crescimento da Central, nos últimos anos, face à necessidade de garantir serviços financeiros com o máximo de proteção digital. 

“Com a nova geração de soluções SonicWall, estamos preparados para atender demandas atuais e futuras de segurança, além de protegermos nosso ambiente core às agências, incluindo colaboradores em home office”, avalia o supervisor de TI. A prioridade conferida à segurança de dados levou o time de TI da empresa a iniciar, no ano passado, um trabalho de compatibilizar as operações do Sicoob Central Unicoob às normas estabelecidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). “A inteligência SonicWall deve facilitar nosso acesso a relatórios sobre evasões de dados”, afirma Vieira.

Já o especialista em network do Sicoob Central Unicoob, Mycow Nairne, considera que o ‘upgrade’ para a nova geração de soluções SonicWall foi expressivo, pois “60% de seu parque foi atualizado”.  Enquanto algumas unidades demandam maior poder de processamento (NSa 2650), a maioria dos pontos remotos, que constituem as agências do sistema Sicoob Unicoob conta com o firewall de próxima geração SonicWall TZ 350. Por serem Zero Touch, os appliances facilitam a implementação em pontos remotos. Além disso, o Sicoob Central Unicoob dispõe de 2.500 VPNs seguras que dão suporte ao teletrabalho de seus colaboradores.

Ao mesmo tempo, o Sicoob Central Unicoob utiliza a nova plataforma de gerenciamento SonicWall NSM (Network Security Management), o SonicWall Capture Advanced Threat Protection (sandbox implementado também nas agências), o AGSS (Advanced Gateway Security Suite), além da oferta de Analytics da SonicWall.

Soluções inovadoras. É o que a atualização do parque SonicWall garante ao Sicoob Central Unicoob, na visão de Nairne. “A solução SD-WAN da SonicWall, por exemplo, garante alta disponibilidade da nossa rede e colabora para reduzir o uso de links MPLS, além de dar suporte à realização de operações financeiras seguras por meio de links de Internet otimizados”, acrescenta. Outra vantagem da plataforma, prossegue Nairne, é a facilidade de gerenciar links e de priorizar o tráfego de uma determinada aplicação, conforme a lógica do negócio. Para ele, “o fato da plataforma SD-WAN da SonicWall interagir de modo nativo com outras plataformas de segurança é um diferencial importante, pois a multiplicidade de ambientes no universo Sicoob Unicoob faz com que seja essencial prover soluções integradas de segurança”.

Com o aumento exponencial do teletrabalho, devido à pandemia, todas as especificações técnicas do mercado estão sendo impactadas, observa Nairne. “Esse fenômeno exige que levemos as mais avançadas soluções de segurança também às pontas da rede”. Seu  entendimento é de que o ‘refresh’ da plataforma SonicWall no Sicoob Central Unicoob contribui para a proteção dos data centers, das agências e dos colaboradores que seguem em home office em tempo integral ou parcial.

Mas que esse resultado fosse obtido, Vieira admite ter sido fundamental o apoio dos times de system engineers da SonicWall Brasil e dos profissionais da RGK4IT, parceira de negócios da SonicWall no Paraná. “Ao mesmo tempo, a SonicWall prestou suporte, por meio dos recursos de seu próprio time técnico ou da RGK4IT, para que fosse atualizado o ambiente de segurança”, emenda Vieira.

Segundo o diretor de projetos da RGK4ITM Alexandre Duarte Rogoski, o ambiente de TI e segurança do Sicoob Central Unicoob sempre foi sólido e bem protegido, um modelo muito eficiente. “A decisão de atualizar o ambiente de segurança decorre de vários fatores, com destaque para a diversificação de ameaças digitais, a rápida transformação digital do Sicoob e de seus serviços financeiros, sem contar a necessidade de garantir um alto padrão de segurança às pontas da rede”, concluiu.  


Por Redação MundoCoop


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