Cooperativismo de Crédito Solidário foi tema de seminário

Publicado em: 11 julho - 2017

Leia todas


O 1º Seminário Internacional do Cooperativismo de Crédito Solidário da Cresol Base Oeste e Cresol Central SC/RS foi realizado nos dias 4 e 5 de julho, na comunidade de Colônia Bacia, em Chapecó (SC), e reuniu representantes do Brasil, Argentina, México, Alemanha e Espanha, para reflexão sobre o tema “O cooperativismo solidário transformando a humanidade”.  O evento foi uma realização da Cresol Base Oeste e Cresol Central SC/RS.

Ao final, representantes de cooperativas de crédito, organizações sociais, sindicais e instituições internacionais apresentaram a proposta sobre gênero construída a partir do seminário que contou com a participação de Nora Landart da Comissão de Equidade de Gênero, presidente da Mutual Dr. Arturo Oñativia  e vereadora de Villa Maria (Córdoba – Argentina). Na proposta, as cooperativas se comprometem a ampliar e continuar o debate de gênero e a participação da mulher como central na agenda das organizações participantes, dar continuidade e aprofundar o debate sobre a participação equitativa de gênero na direção das organizações e afirmar a necessidade de espaços de encontro, de organização e de discussão das mulheres que atuam no cooperativismo solidário. Juntas as mulheres pretendem se mobilizar para realizar um encontro das mulheres que atuam no cooperativismo de crédito solidário, criar uma rede de intercâmbio de experiências entre as mulheres dos diversos países latino-americanos que atuam no cooperativismo solidário e construir o primeiro encontro latino-americano das mulheres do cooperativismo de crédito solidário. Para isso será formada uma comissão para encaminhar estas propostas construídas no seminário.

O seminário teve como objetivos debater o cooperativismo solidário como instrumento de transformação social da humanidade; conhecer experiências da América Latina e Europa sobre organizações que também, através do cooperativismo solidário, lutam por uma sociedade mais justa e igualitária; proporcionar um espaço de reflexão sobre as práticas do cooperativismo de crédito solidário na América Latina e na Europa; reafirmar o cooperativismo solidário como instrumento de transformação social brasileiro; e estabelecer um termo de cooperação entre as organizações sociais participantes do evento a fim de fortalecer o cooperativismo de crédito solidário. Também foram comemorados os 16 anos de história da Cooperativa de Serviços – Cresol Base Oeste SC e a Semana Internacional do Cooperativismo.

Aproveitando a oportunidade, também foram comemorados os 16 anos de constituição da Cooperativa de Serviços – Cresol Base Oeste SC.



Publicidade